Ontem (11/06) foi um dia de celebração para a Aliança Energia e para o município de Icapuí/CE, marcado pela reinauguração do Centro de Memória Popular Chico Bagre. Após a reforma e ampliação, o Centro passou de seus 159,50m2 originais para uma área atual de 239,50m2. Essa expansão que revitalizou o espaço permitirá um aumento significativo na capacidade de recepção de alunos atendidos pelo projeto de música, bem como possibilitará que outras atividades culturais e artísticas sejam desenvolvidas no município.
Com o patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a empresa reafirma seu compromisso com o fortalecimento e a preservação da rica cultura local. O espaço, que já foi uma biblioteca e palco de diversas atrações culturais ao longo dos anos, evoluiu para se tornar a sede da Orquestra de Sopros de Icapuí, coordenada pela Associação Cultural dos Artistas e Amigos da Arte (ACARTE).
A trajetória da orquestra desde 1997, capacitando crianças e adolescentes com aulas de instrumentos de sopro e percussão, é um testemunho do poder transformador da cultura e da arte na vida das pessoas. O espaço também abriga a exposição permanente “CHICO BAGRE, O POETA DE VERSOS E MARES”, dedicada à vida e obra do poeta que dá nome ao espaço.
O Centro de Memória Popular Chico Bagre preservará a história e a identidade cultural da região, proporcionando um ambiente renovado, mais amplo, mais confortável e mais acessível para que a ACARTE continue seu legado transformador na vida dos jovens de todas as comunidades de Icapuí.
Marcelo Werly, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança Energia, expressa sua gratidão e reconhecimento pela importância deste projeto para a empresa. “É um privilégio participar da criação deste novo espaço cultural, já que essa parceria entre a Aliança e a ACARTE não se encerrará com a entrega do Centro de Memória Popular Chico Bagre. Pelo contrário, a Aliança está comprometida em continuar apoiando a orquestra na captação de recursos para garantir que o espaço seja utilizado de forma plena, ampliando ainda mais o impacto positivo e o legado cultural que está sendo construído”.
O Maestro da Orquestra de Sopros de Icapuí, Reudson Maia, ressalta o significado do projeto ‘Construindo Sonhos’, destacando o desafio de envolver outras pessoas nesse propósito. “Agradeço de forma especial à equipe da Aliança Energia, que são ‘nossos anjos’, na realização desse projeto e por tonar nosso sonho possível. Mesmo diante das dificuldades, a determinação nunca nos deixou desistir, pois desistir não faz parte do nosso repertório. Estamos unidos para lutar e vencer”. Reudson expressa confiança no sucesso do projeto, alimentando a convicção de que tudo está dando certo.
O Prefeito de Icapuí, Lacerda Filho, enfatiza a parceria estabelecida com a Aliança Energia, expressando sua gratidão pelo apoio e colaboração da empresa. “Trabalhar com a Aliança tem sido uma experiência muito positiva, caracterizada pela facilidade e eficácia na realização de parcerias sociais. O impacto positivo dessas colaborações na melhoria da qualidade de vida da população tem contribuído para elevar a autoestima dos cidadãos em diversas áreas, como educação, cultura e esporte. Só tenho a agradecer à Aliança pelo comprometimento em fortalecer o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade de Icapuí.”
Após a solenidade, os participantes foram agraciados com uma emocionante apresentação da Orquestra de Sopros, seguida pela visita à exposição e às demais salas que compõem o agora reestruturado e moderno Centro de Memória Popular Chico Bague, orgulho para todos que fazem parte desta história.