Entre os dias 10 e 11 de junho, a Orquestra Ouro Preto (OOP), com o patrocínio da Aliança Energia via Lei de Incentivo à Cultura, realizou a oficina de capacitação para músicos de Santana do Matos, ensinando técnicas de luthieria. Com a participação da produtora executiva de Belo Horizonte, Maria Eduarda, e com os professores Marinaldo Lourenço e Juscelino Farias, de João Pessoa, a capacitação contou com a presença de Reudson Maia, maestro da Orquestra de Sopros de Icapuí, e Daniel, que participou como monitor e aluno da mesma instituição.
Você sabe o que é Luthier?
Empregando técnicas tão diversas quanto as de marcenaria, física, química e acústica, o luthier fabrica, conserta e ajusta os mais variados instrumentos musicais. Cada um deles é especialista em um determinado grupo de instrumentos musicais: alguns realizam trabalhos com violões e guitarras; outros com violinos, violas, violoncelos e contrabaixos acústicos; há luthiers de pianos e teclados, percussão e outros.
A oficina teve como objetivo treinar e capacitar os maestros e afins nos reparos, consertos e regulagens de instrumentos musicais. Destacando sempre a importância de ter o instrumento adequado para uso e técnicas para corrigir defeitos e detalhes, visando aprimorar o desempenho na música. De acordo com o maestro e aluno da orquestra de Santana do Matos, André Lobato, com uma oficina igual a essa o grupo conseguirá resolver praticamente tudo na banda. “A gente nunca sonhou em ter acesso a esse tipo de conhecimento, de como fazer uma manutenção básica no instrumento. Como tirar uma maça, colocar uma cortiça, como fazer a regulagem de uma cortiça para colocar uma boquilha no sax. São coisas básicas, que a gente nunca teve a oportunidade de chegar perto para tentar entender ou para fazer. Eu me lembro que, por muitas vezes, a gente ficava sem tocar o instrumento por falta de manutenção.”
Ainda, segundo André, nessa oficina eles conseguiram resolver o problema de 6 clarinetes, 4 flautas, 2 trompetes, 1 tumba, 1 bombardino, 2 saxes alto e 1 tenor. “Com ajuda e parceria da Aliança, ficou muito top, é uma oficina que se fizer 10 vezes e a gente puder participar em todas, será um aprendizado diferente. É um conhecimento que não tem preço, pois ajuda demais a comunidade, é uma dádiva de Deus e tem que ser perpetuado. Foi incrível”, comemora.
O Reudson Maia também comemora a oportunidade de participar do curso. “Do fundo do meu coração, agradeço a Orquestra de Ouro Preto e a empresa Aliança Energia por estar nos proporcionando uma formação na área de luthieria. Já estamos no segundo módulo e isso é muito pra gente, que está à frente da Orquestra de Sopros de Icapuí. Ao nos capacitar para realizarmos a manutenção preventiva e corretiva de nossos instrumentos, gera uma economia muito grande para o projeto. Até então, a gente tinha que mandar o material para reparo e hoje, graças a essa parceria, conseguimos fazer a manutenção do material aqui, e isso tem um ganho muito grande para o projeto,” comemora.
A Aliança mais uma vez cumpre o seu papel de contribuir e levar conhecimento para as comunidades do entorno dos seus empreendimentos.