No último dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Aliança Energia realizou o seu 1º Seminário de Direitos Humanos. O evento aconteceu na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, e marcou um passo importante da companhia na promoção da diversidade, do respeito e da inclusão dentro e fora do ambiente corporativo.
Organizado pela Gerência de Responsabilidade Social e Comunicação e pela Gerência de Riscos, Controles Internos e Gestão de Crises, o seminário foi norteado pelo propósito da empresa “Energias que impulsionam vidas” e pelos valores que guiam sua atuação: “Responsabilidade socioambiental”, “Busca contínua pela excelência” e “Integridade inegociável”.
O encontro reuniu cerca de 70 participantes, entre colaboradores próprios, terceiros fixos e convidados que atuam diretamente com o tema dos direitos humanos em suas áreas de estudo e trabalho.
O evento teve como objetivo promover um espaço de reflexão e aprendizado sobre os Direitos Humanos, fortalecendo a imagem da Aliança Energia como uma empresa comprometida com a diversidade, o respeito e a inclusão. Além disso, buscou inspirar atitudes que reforcem a cultura de Direitos Humanos tanto no ambiente corporativo quanto no social.
Toda a identidade visual do seminário foi cuidadosamente pensada sob a ótica da sustentabilidade. Para a impressão das artes gráficas, foi utilizado papel especial que pode ser plantado e se transforma em plantas, reforçando o compromisso ambiental da companhia. Os brindes distribuídos aos participantes também foram produzidos de forma sustentável, alinhando a experiência do evento aos valores socioambientais da Aliança Energia.
A programação foi marcada por palestras de especialistas reconhecidos nacionalmente e uma oficina prática: Victor Del Vecchio, Advogado e consultor em Direitos Humanos e Meio Ambiente, com a palestra “O que são Direitos Humanos e por que importam para as empresas?”; Luana Andrade, Gerente de Direitos Humanos na Vale, com a palestra “Empresas que implementaram políticas de Direitos Humanos”; Clara Serva, Sócia e Head de Empresas & Direitos Humanos, com a palestra “A jornada de Direitos Humanos: o que e como fazer?”; Marina Ferro, Diretora Executiva na InPACTO, com a palestra “Trabalho análogo à escravidão em cadeias produtivas”; e a Oficina Prática, ministrada por Clara Serva e Marina Ferro, que encerrou o seminário com dinâmicas e reflexões sobre como aplicar os conceitos discutidos no cotidiano corporativo.



O seminário também contou com a participação, por meio de um depoimento gravado em vídeo, de Vilmário Cândido, Presidente da Comunidade Quilombola da Macambira/RN. Em sua fala, ele destacou a importância da atenção às comunidades tradicionais, trazendo reflexões sobre os desafios enfrentados por quilombolas e outras populações que lutam diariamente pelo reconhecimento de seus direitos e pela valorização de suas culturas.
Além dos palestrantes, representantes da Aliança Energia reforçaram o compromisso da companhia com o tema:
“Esse é o primeiro seminário de Direitos Humanos da Aliança Energia, realizado em uma data tão importante como o Dia dos Direitos Humanos. É fundamental para que possamos refletir sobre o tema e enfatizar que Direitos Humanos estão relacionados com todas as áreas da empresa” disse Marcelo Werly, Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação.

“A área de Riscos Corporativos e de Integridade Corporativa está totalmente interligada ao processo de Direitos Humanos na Aliança. Tanto é que um dos nossos riscos corporativos envolve justamente a possibilidade de violação dos direitos humanos. Isso nos dá a capacidade de identificar a necessidade de ações para prevenir riscos e também mitigar possíveis impactos” enfatizou Frederick Teixeira Nunes, Gerente de Riscos, Controles Internos e Gestão de Crises.
“Hoje a Aliança está realizando o seu primeiro seminário sobre Direitos Humanos, em uma data superespecial, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. As lições que tiramos deste seminário representam uma oportunidade única para a Aliança aprender, fazer e divulgar a importância dos Direitos Humanos para toda a comunidade, não apenas para as nossas operações” ressaltou Carlos Pavanelli, Diretor da Aliança Energia.

O 1º Seminário de Direitos Humanos da Aliança Energia não apenas celebrou a data simbólica da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) pela ONU, mas também reafirmou o papel das empresas como agentes transformadores da sociedade. Com palestras e debates relevantes, o evento consolidou-se como um marco na trajetória da companhia, que busca alinhar sua atuação empresarial aos princípios universais de dignidade, respeito e inclusão, fortalecendo ainda mais seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os que tratam de igualdade, redução das desigualdades, trabalho decente, paz, justiça e instituições eficazes.
