No mês de março, a Associação Quilombola da Macambira e a Associação José Milanez deram o ponta pé inicial para execução do recurso patrocinado pela Aliança para manutenção dos espaços culturais e desenvolvimento de projetos. Esta iniciativa marca um avanço significativo no fortalecimento da cultura regional, proporcionando acesso a diversos atrativos museológicos, aulas de capoeira, dança, e oficinas variadas, promovendo a valorização dos povos tradicionais.
Um momento marcante neste processo foi a assinatura de mais de dez contratos de prestação de serviços entre as associações e estudantes e profissionais da comunidade local. Eles assumirão funções importantes, e a partir de agora vão atuar como monitores dos museus, educadores, oficineiros, coordenadores e auxiliares de serviços gerais. Essa colaboração direta evidencia o compromisso com o envolvimento e o empoderamento das comunidades contribuindo diretamente com o ODS 8 – empregos dignos e crescimento econômico.
Joseane Debortoli, coordenadora na área de Relacionamento com a Comunidade e Inovação Social na Aliança, expressa sua confiança e alegria de que iniciativas como essa fortalecem a comunidade e a identidade cultural local, abrindo caminhos para conquistas significativas no futuro. “Estamos buscando oportunidades de desenvolvimento e crescimento para essas comunidades, e vemos nos patrocínios uma forma de investir nas áreas próximas aos nossos empreendimentos.”
A Aliança acredita que ao promover o acesso à cultura e ao lazer, o patrocínio desempenha um papel importante na geração de renda, na valorização e na contratação de indivíduos das próprias comunidades, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social sustentável da região.