Aliança inicia ciclo de modernização da UHE Aimorés

Capa UHE Aimorés reforma

Com quase 20 anos de operação, a UHE Aimorés, localizada no município de Aimorés, em Minas Gerais, teve, em agosto, o início de um ciclo de modernização tecnológica, com previsão de conclusão da modernização da primeira unidade geradora até novembro de 2025. Essa modernização é imprescindível para garantir a continuidade segura e eficiente das operações, uma vez que, apesar do sólido histórico de geração da usina, a idade dos equipamentos impõe desafios crescentes à disponibilidade dos ativos e à segurança das pessoas e das instalações.

Esse projeto representa a etapa final de um programa de modernização iniciado em 2022 com a atualização dos reguladores de tensão e velocidade, já concluída com sucesso. Agora, o foco é a modernização dos sistemas de supervisão, controle, proteção e instrumentação, componentes essenciais para uma operação segura e confiável.

A substituição de tecnologias antigas por soluções modernas e integradas permitirá melhorias no desempenho, na rastreabilidade e na agilidade na resposta a eventos locais e sistêmicos. Além disso, essa modernização abrirá caminho para a adoção da manutenção por condição, que utiliza dados em tempo real para antecipar falhas e otimizar as intervenções.

 modernização mobiliza diversas áreas da Aliança que atuam de forma integrada para garantir o avanço técnico, a inovação e a sustentabilidade do projeto, sempre alinhadas aos valores nossos valores: segurança, cooperação, excelência, protagonismo e integridade.

Segundo Lucas Resende, coordenador do núcleo Eletroeletrônico da Engenharia da Aliança, que suporta tecnicamente o projeto de modernização da UHE Aimorés, “modernizar é mais do que atualizar, é interpretar o tempo. Quando olhamos para sistemas que funcionaram bem por quase vinte anos, não estamos apenas diante de equipamentos antigos, mas de decisões que deram certo, de soluções que sustentaram a operação por mais de uma década. Atuar na modernização da UHE Aimorés é como conversar com o passado e projetar o futuro. É uma oportunidade de aplicar engenharia com propósito, respeitando o que foi construído e redesenhando o que está por vir.”

Como resultado desse projeto, pretende-se alcançar importantes resultados para a Aliança, como maior confiabilidade e disponibilidade dos sistemas, segurança operacional aprimorada, controle mais preciso da planta, integração com plataformas digitais, redução de riscos e custos, e a adoção de práticas modernas de manutenção.

Últimas Notícias

Na próxima semana, dias 08 e 12 de setembro, segunda e sexta-feira, o trânsito pela …

Entre os dias 21 e 28 de agosto, foi celebrada a Semana Nacional da Pessoa …

No mês de agosto, a Aliança lançou uma campanha de conscientização sobre as queimadas e …

Será realizado no dia 03 de setembro, o nono teste sonoro periódico de 2025, com …