No dia 27 de maio, em comemoração aos 15 anos do Parque Botânico da Aliança, foi realizado o lançamento do Guia de Aves, apresentando as diversas espécies encontradas no Parque Botânico. O evento aconteceu no auditório do parque, situado na Fazenda Viçosa, no Distrito de Santo Antônio do Rio Doce, em Aimorés/MG.
Este guia é o resultado do compromisso da empresa com o uso sustentável dos recursos do Parque, agregando valor ao seu patrimônio natural e impulsionando o turismo de observação de aves na região. Para dar vida a este projeto, a Aliança contou com a colaboração do biólogo-ornitólogo Fábio Schunck, que conduziu um minucioso levantamento de campo, identificando 105 espécies de aves na área do parque e seu entorno pertencente à empresa. Entre elas, destacam-se 2 espécies endêmicas da Mata Atlântica, 10 parcialmente migratórias em nível nacional e 1 espécie ameaçada de extinção, o papagaio chauá (Amazona rhodocorytha), que utiliza o Parque Botânico como fonte de alimento e local de descanso durante suas migrações pela região.
Das espécies identificadas, estão representadas no guia 94 aves, que foram classificadas por sua família e ainda contam com informação do seu nome científico, popular e em inglês, além de seu tamanho.
Fábio Schunck, destaca “que é interessante observar que as espécies de aves encontradas na região do Parque Botânico habitam uma variedade de ambientes, desde áreas abertas até florestas densas e aquáticas. A presença de espécies como o inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris), a corujinha-do-mato (Megascops choliba), o picapauzinho-barrado (Picumnus cirratus) e o bico-chato-amarelo (Tolmomyias flaviventris), entre outras, indica que a vegetação já está propiciando a colonização de aves típicas de ambientes florestais mais densos e escuros, um processo que tende a se intensificar à medida que a vegetação se recupera.”
Após o lançamento a Aliança proporcionou a alguns alunos de escolas públicas, uma experiência de observação de aves com o auxílio de binóculos e luneta, e com uma simples caminhada matinal pelo Parque, foi possível registrar visualmente e auditivamente diversas espécies de aves, das mais variadas formas e cores, com comportamentos e cantos distintos, os alunos ficaram fascinados de observar os pássaros de tão perto e em seu ambiente natural.
“A expectativa inicial da empresa era de encontrar apenas algumas espécies no Parque Botânico, mas o levantamento surpreendeu e revelou a riqueza desta região e a importância dessa área para a manutenção da biodiversidade. As aves têm um papel significativo na preservação do meio ambiente, por meio da dispersão de sementes, contribuindo para o surgimento de novas florestas. Além disso, o Guia de Aves irá promover uma nova atividade de conexão junto à natureza, a observação de aves que é uma prática apreciada por milhões de pessoas ao redor do mundo.” conclui Rubens de Souza, analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança e responsável pela organização do guia.”
O Parque Botânico possui uma diversidade incomparável de fauna e flora típica da região do rio Doce. Espalhado por uma área de 186 hectares, a maioria dela reflorestada pela Aliança Energia, o parque oferece uma ampla gama de experiências educacionais e culturais, promovendo o contato direto com a natureza e o envolvimento com as comunidades locais.