Aliança leva Programa de Turismo Sustentável de Base Comunitária para Macambira

Capa Treinamento Macambira

Nos dias 30 e 31 de julho, a Aliança realizou uma oficina de Turismo Sustentável de Base Comunitária na comunidade quilombola da Macambira, localizada próxima ao seu Complexo Eólico Acauã, no Rio Grande do Norte. A iniciativa teve como objetivos ativar economicamente o território por meio da atividade turística, integrar parceiros comprometidos com o desenvolvimento local e apoiar a criação de experiências voltadas para visitantes, respeitando as características e vocações da comunidade.

O programa é estruturado em quatro etapas, com a proposta de oferecer oficinas que contribuam para a compreensão do turismo de base comunitária, além de apresentar alternativas viáveis de geração de renda baseadas em princípios sustentáveis.

No primeiro dia de oficina, a Aliança abordou o conceito da atividade turística, apresentou um panorama do diagnóstico local e regional do turismo e realizou um levantamento das potencialidades e dos serviços disponíveis na comunidade, com a participação dos moradores.

No segundo dia de oficina, a Aliança apresentou aos participantes diferentes modelos e referências de turismo de base comunitária. Utilizando uma metodologia voltada à criação de roteiros, foram desenvolvidas propostas com identidade própria e alinhadas ao contexto local.

“As oficinas têm a função de preparar os participantes para uma nova atividade econômica e, ao mesmo tempo, incentivar a gestão participativa do processo. O turismo hoje está voltado para experiências que envolvem aprendizado e conexão com o território visitado. Esse é o caminho que estamos construindo junto à comunidade”, afirma Rubens de Souza, analista da Aliança responsável pela condução das atividades, com experiência na elaboração e implantação de projetos turísticos.

Segundo Rubens, os resultados da oficina estão sendo consolidados e servirão de base para a formatação dos roteiros, identificação de demandas de capacitação técnica, mapeamento da infraestrutura necessária e definição de estratégias de divulgação.

As ações da Aliança reforçam seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com destaque para o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Últimas Notícias

Entre os dias 29 e 31 de julho, a Aliança realizou presencialmente a entrega das …

No dia 31/07, a Aliança participou do evento de entrega do selo “Feito Potiguar”, no …

No dia 29 de julho, o Complexo Eólico Santo Inácio (CESI), localizado em Icapuí, CE, …

Será realizado no dia 06 de agosto, o oitavo teste sonoro periódico de 2025, com …