Comunidade do Funil celebra 14 anos
Um dia de risos fáceis, abraços apertados, homenagens emocionadas. Essa frase define o sentimento de orgulho de uma comunidade ao celebrar sua história, suas conquistas e seu legado. A Comunidade do Funil, que completou 14 anos, estava em festa no último dia 24 de setembro.
Desde a sua mudança, esta é a primeira vez que a população local se organiza para celebrar o aniversário da comunidade.
Segundo Rafaela Sexto, analista socioambiental da Aliança, o resgate à valorização da cultura local é um desejo da comunidade e também uma oportunidade de a Aliança Energia reforçar positivamente sua atuação local.
Tem festa? Tem sim, senhor!
Recheado de atrações, o evento proporcionou momentos de diversão, lazer e informação para as cerca de 300 pessoas que participaram da festa. Além das oficinas e brincadeiras para as crianças, os moradores puderam receber orientação profissional e curricular, aferir pressão e glicose, cortar o cabelo e manicure, tudo oferecido gratuitamente.
Um dos estandes de maior sucesso com a criançada foi o da educação ambiental, preparado pela equipe da Aliança. De forma lúdica e bastante interativa, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre o meio ambiente e cuidados para sua preservação.
“Gostei muito de aprender a fazer o estandarte do Ipê. A gente vê muitos Ipês aqui perto e é legal guardar como lembrança. Eu acho importante preservar as árvores, elas nos dão o oxigênio e os frutos e eu adoro frutas”, comenta Luana Clara Mesquita, 10 anos, participante da oficina de educação ambiental.
Foi realizado o plantio simbólico de 5 mudas na praça central da comunidade. Os ipês mirins doados pela Aliança Energia, contribuirão ainda mais para a beleza natural do lugar, que já possui encantadoras paisagens, com vasta arborização e o lago formado pelo reservatório da Usina de Funil.
Participaram também do evento importantes instituições da região, como a Unimed, Sesc, Sest/Senat, Polícia de Meio Ambiente, além de profissionais locais e as associações Artefunil, Cooperfunil, Agrofunil e Delícias da Estação, produzindo os quitutes da praça de alimentação.