Aconteceu na última semana a abertura da III Semana da Pesca de Icapuí, também conhecida como SEMAPESCA, um evento importante para a comunidade de pescadores e para o município de Icapuí, pois promove não apenas o lazer, mas também a discussão e planejamento da pesca local, além de chamar a atenção para a importância da pesca na economia e na conservação dos recursos naturais.
A semana iniciou com a abertura do seminário que reuniu mais de 90 pessoas do setor pesqueiro (armador de pesca, pescadores artesanais e marisqueiras) da região, contando com a participação do poder público local. Esses eventos desempenham um papel importante de conscientização e cooperação entre a comunidade local e o setor pesqueiro.
O evento oferece uma programação diversificada que envolve atividades educativas, esportivas e culturais, proporcionando momentos de diversão e aprendizado para os pescadores e suas famílias destacando a rica cultura marítima da região.
Confira a programação:
- 03/11 – Roda de conversa
- 03/11 – Abertura do concurso de fotografia
- 03/11 – Seminário da pesca
- 04/11 – Gincana Ecológica
- 05/11 – Torneio dos Curraleiros
- 12/11 – Regata de Jangada
- 15/11 – Torneio de Tarrafa
- 18/11 – Pesca Esportiva
- 19/11 – Regata de Kit Sulf
- 25/11 – Desfile da Garota e Garoto Regata
- 26/1 – Regata dos Navegantes
- 02/12 – Torneio das marisqueiras
- 10/12 – Regata das cores
- 16/12 – Torneio de Linha de Vara
- 17/12 – Regata de Mini bote
A realização de atividades como a Gincana Ecológica, que que envolveu pescadores e jovens na limpeza do mangue da Barra Grande, demonstra a consciência ambiental da comunidade de pescadores e destaca a importância da preservação dos manguezais. A vitória da equipe de pescadores na gincana destaca o compromisso da comunidade local com a conservação ambiental.
Na competição de pesca nos currais os pescadores competiram para capturar a maior quantidade de peixes ou os maiores peixes em um determinado período. O objetivo é promover a pesca sustentável e garantir a conservação das espécies da região.
A importância da pesca para a economia do município, a atenção e o cuidado com os pescadores são fundamentais para o desenvolvimento sustentável dessa atividade. Os pescadores desempenham um papel importante na produção de alimentos, na conservação dos recursos naturais e na manutenção das tradições culturais.
A Aliança acredita que ações como essa contribuem para promover a pesca responsável, a conservação dos recursos marinhos e o bem-estar dos pescadores, sustentando assim a base da economia do município.