O propósito da Aliança vai muito além da geração de energia. A empresa é motivada em desenvolver e fortalecer ações que gerem mudança e transformação na sociedade. Exemplo disso, é a capacitação promovida para os representantes de organizações da sociedade civil e pública, integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA’s das comunidades onde atua.
A capacitação, além de esclarecer as atribuições e competências dos conselheiros tutelares e de direito, e demais representantes das entidades vinculadas aos CMDCA’s, visa o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades necessárias para essas funções. Temas como formas de captação de recursos, criação de diagnóstico da situação da criança e do adolescente, elaboração do plano de ação e aplicação de recursos darão mais autonomia e condições técnicas para a atuação dos representantes, lembrando que o trabalho é voluntário.
O curso está sendo ministrado pelo especialista em Direito Público, Kleber Queiroz, e por Ana Christina Lamounier de Sá, fundadora, diretora financeira e capacitadora da Pró Bem Assessoria e Gestão Criança, que reforça a importância do conteúdo para todos os segmentos da rede de proteção e responsabilização dos direitos da criança e adolescente. “Essa capacitação propõe fornecer aos conselheiros o conhecimento mínimo necessário ao cumprimento das normas legais relativas ao funcionamento do Conselho e gestão do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – FMDCA, garantindo o alcance da missão e objetivos desses órgãos na qualificação do atendimento prestado pelas Organizações da Sociedade Civil – OSC’s às crianças e adolescentes do município, especificamente aqueles em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal”, disse Ana Christina.
Para Thalia de Lara Stefanon, secretária executiva dos Conselhos Municipais do Município de Itueta/MG, e participante do curso, “as capacitações ofertadas pelos nossos parceiros nos ajudam muito no fortalecimento e organização das nossas ações, para que assim, possamos trabalhar juntos com as OSC’s do nosso Município para garantirmos a promoção, proteção e defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”.
Com mais de cinquenta representantes dos CMDCA’s de diversos municípios dos estados de MG, ES, CE e RN, nessa terça-feira (14), o grupo seguirá para o terceiro dia de capacitação, sendo seis encontros e uma carga horária total de 24 horas.
A secretária municipal de Assistência Social de Resplendor/MG, Daniela Sexto, destacou que “a capacitação vai qualificar e preparar o município, através do CMDCA’s, para dar continuidade às ações em prol do melhor atendimento a proteção e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes. O município de Resplendor agradece a Aliança pela parceria”.