No dia 28 de janeiro, um momento de reflexão para os colaboradores próprios e terceirizados do Complexo Eólico Acauã, em referência à campanha Janeiro Branco, foi dedicado à conscientização sobre saúde mental. O encontro teve como objetivo convidar todos a pensarem sobre a importância do autocuidado e sobre como esse tema está diretamente ligado ao bem-estar e produtividade no trabalho.
A psicóloga Iolanda Castro levou informações sobre como cuidar da saúde mental. Durante sua palestra, Iolanda falou sobre a importância da comunicação entre os colaboradores, da construção de laços de amizade e da prática regular de atividades físicas. Além de ser uma palestra educativa, o evento foi um espaço para escuta, onde muitos compartilharam reflexões, criando um ambiente mais acolhedor e respeitoso.


Maria Edileuza, que presta serviços para a Aliança Energia por meio da empresa Impacto, compartilhou sua experiência: “Foi um momento transformador. Me senti acolhida, minha mente ficou mais aberta para um assunto tão importante. Acho que esse tema deveria ser abordado mais vezes em Acauã. Senti minha mente mais leve, mais clara. E conheço colegas que também precisariam ouvir palestras como essa com mais frequência. Uma palavra pode mudar tudo, pode trazer vida.”
O depoimento de Edileuza mostra como a conversa sobre saúde mental pode tocar a vida das pessoas. Essa iniciativa reforça o bem-estar de cada um dos colaboradores, criando um espaço de trabalho mais humano e acolhedor.
O supervisor de O&M, Leydson Xavier, também compartilhou suas reflexões: “O momento com a palestrante foi oportuno para refletir sobre um tema delicado e que hoje assola a sociedade em todos os níveis. Trouxe a importância de reconhecer os sinais de fadiga mental, stress, ansiedades e buscar terapias ou acompanhamento com profissional especializado. Além disso, tratou da desmitificação quanto à busca por ajuda com problemas de saúde mental e a divulgação de canais e instituições de tratamento e acolhimento. Tudo isso está relacionado à proposta do Janeiro Branco, na busca pelo cuidado do bem-estar e da vida.”
Esse encontro está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O ODS 3, sobre saúde e bem-estar, visa a redução de doenças não transmissíveis, como os transtornos mentais, através da prevenção e tratamento. O ODS 8, que trata do trabalho decente e crescimento econômico, busca garantir condições de trabalho mais seguras e produtivas, promovendo um ambiente saudável para todos.

