Aconteceu no último dia 23 de novembro em Belo Horizonte, um Simulado de Mesa sobre Gestão de Crises, conduzido pela empresa J&M Treinamentos, e contou com a participação das Gerências e Diretorias da Aliança. O exercício desse simulado foi uma forma de representar situações que demandam a ativação do Plano de Gestão de Crises.
De acordo com Leandro Moreira, analista de Riscos, Controles Internos e Gestão de Crises, o objetivo desse exercício simulado foi primeiramente reconhecer a importância de um planejamento de crises baseado em cenários reais da empresa onde se pode analisar, executar e coordenar as principais ações previstas no Plano de Gestão de Crises, bem como testar os fluxos de comunicação, os protocolos, papéis e as responsabilidades dos agentes envolvidos na gestão. “Buscamos analisar e identificar oportunidades de melhorias para então aplicá-las em nosso Plano de Gestão de Crises”, ressaltou Leandro.
O simulado deu sequência as ações realizadas desde o início da elaboração do plano, em 2021, e vem validar e priorizar os riscos junto às Gerências e Diretorias da empresa. Além, de criar um plano de respostas para tratar esses riscos.
“A execução do simulado é fundamental para exercitarmos todos os conceitos do nosso plano de gestão de crises, como criação do comitê gestor de crises e mobilização de pessoas-chave. Tivemos a oportunidade de simular situações emergenciais ligadas as nossas operações e, executar os protocolos que permitam agir com rapidez e precisão na atuação perante cenários de crise, minimizando impactos às pessoas e a Companhia. Outro aspecto relevante foi a possibilidade de identificar oportunidades e melhorias nesse processo, de forma que o time da Aliança esteja cada vez mais preparado para atuar nessas situações”, pontou Leonardo Barreiros, gerente de Meio Ambiente.
Conforme estabelecido na Política da Aliança, Gestão de Riscos é um processo que permeia toda a companhia, colocado em prática pela alta administração, pelos gestores e demais colaboradores, tendo foco nos potenciais riscos relevantes que, em caso de ocorrência, possam impactar pessoas, comunidades, meio ambiente, continuidade operacional, reputação e a realização dos objetivos gerais de negócio da empresa. Este processo é aplicado no estabelecimento da estratégia e projetado para identificar possíveis eventos que possam afetar a instituição e para gerenciar riscos de modo a mantê-los dentro de um nível aceitável pelo plano, com vistas a fornecer segurança razoável quanto ao alcance dos objetivos da Aliança.