Aliança promove workshop sobre Gestão Eficiente de Manutenção

Nos dias 28 e 29 de agosto, a Aliança realizou o workshop de Planejamento, Programação e Controle da Manutenção em Belo Horizonte. O PPCM é responsável pelo controle da execução das atividades de operação e manutenção, bem como pelos registros necessários para criar históricos e apoiar as estratégias de intervenção nos equipamentos, em colaboração com as equipes de execução.

Durante o workshop, foram alinhadas as práticas de planejamento, programação e controle da manutenção utilizadas pelas usinas da companhia, também foram discutidos diversos temas relacionados aos pilares da Gestão de Ativos, como Planejamento de Manutenção, Programação de Manutenção, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação associada ao PPCM, e Indicadores de Desempenho, entre outros.

Com base nos diagnósticos realizados nas usinas de Aimorés e Funil e, com a realização do Workshop, a Aliança concluiu o ciclo de avaliações e discussões sobre o processo de PPCM nas suas usinas Aliança e Participações. O evento proporcionou diversas reflexões sobre melhorias nos processos, destacando a necessidade de padronização das rotinas e a ampliação da utilização dos recursos do Sistema de Gerenciamento da Manutenção.

Herli Souza Patrocínio, Supervisor RIP de O&M da UHE Risoleta Neves, destaca: o workshop foi muito interessante, proporcionando um momento de compartilhamento de experiências e aprimoramento de conhecimentos. “Foi possível observar que todos nós enfrentamos diversos desafios e desempenhamos um papel importante na melhoria das demandas que gerenciamos. Ficou claro que ainda temos muito a aprender e que a padronização dos processos facilitará nossas entregas. O bate-papo e o alinhamento de ideias mostraram que temos potencial para alcançar muito mais. Aprendemos a importância de saber dizer ‘não’ em determinadas situações e a necessidade de organização e padronização para evitar ambiguidades no processo e garantir a entrega de dados concretos,” finaliza.

Lucas dos Santos Resende, Coordenador de Engenharia Eletroeletrônica, destaca: “O evento foi um sucesso, promovendo a troca de experiências e boas práticas entre as equipes de planejamento central, das usinas hidrelétricas e eólicas, e da engenharia da Aliança. Ao final, foram identificadas diversas oportunidades de melhoria e padronização que, no curto e médio prazo, certamente irão proporcionar à Aliança e aos Consórcios uma gestão ainda mais eficiente da manutenção dos nossos ativos.”

Aliança promove workshop sobre Gestão Eficiente de Manutenção - Aliança Energia

A Aliança está ciente e confiante de que as ações derivadas deste workshop promoverão melhorias importantes e sustentáveis, consolidando a sua capacidade de enfrentar desafios e alcançar os objetivos estratégicos da organização.

Últimas Notícias

No dia 03 de novembro, aconteceu na praia de Quitérias, em Icapui/CE, mais uma atividade …

No fim do mês de outubro, os colaboradores do Complexo Eólico Acauã, localizado em Lagoa …

Em 06 de novembro, a Aliança Energia participou da solenidade “RN+Limpo: 150 toneladas de impacto”, …

No dia 29 de outubro, a Aliança Energia marcou presença no Encontro de Sustentabilidade promovido …