Aliança realiza premiação do 1º Concurso de Cordel em Acauã

Capa Concurso Cordel

Entre os dias 10, 11 e 16 de setembro, a Aliança realizou a entrega da premiação do seu 1º Concurso de Cordel com o tema: “Por que a energia renovável é importante para o nosso futuro?”. A atividade envolveu estudantes do 5º ano do ensino fundamental de sete escolas públicas dos municípios de Tenente Laurentino Cruz, Santana do Matos, Lagoa Nova e São Vicente, todos localizados nas proximidades do Complexo Eólico Acauã, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os alunos da rede pública de ensino para a reflexão sobre a importância da energia renovável para o futuro.

Sessenta estudantes participaram da primeira etapa. Cada escola selecionou cinco cordéis, totalizando 35 textos finalistas. A seleção foi realizada em duas fases: na primeira, as escolas avaliaram os textos com base em critérios como criatividade, estrutura e métrica, na segunda, os finalistas foram analisados por um comitê composto por profissionais da área de Responsabilidade Social da Aliança e por um cordelista da região.

As cerimônias de premiação ocorreram nas próprias escolas, com a presença de estudantes, professores e gestores. Confira, a seguir, os destaques de cada escola:

Escola Municipal Dionízia Batista da Silva | 1º lugar: Miguel Anthony

O ganhador Miguel Anthony estava emocionado e disse: “queria parabenizar a Aliança por ser essa empresa maravilhosa. Eu gostei muito da bicicleta.”

Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral | 1º lugar: Laiz Andriely

Segundo a coordenadora Ana dos Santos “essa ponte da Aliança Energia entre a educação e o meio ambiente, que no caso das energias renováveis, faz com que a escola trabalhe de forma mais comunicativa com a realidade das crianças. Agradecemos à Aliança Energia, porque, se é algo que a gente quer é isso, transformar a vida dessas crianças.”

Escola Municipal Walfredo Gurgel | 1º lugar: Thales Lorenzo

O ganhador Thales Lorenzo, recitou seu cordel: a força do vento produz uma fonte inesgotável, que transcende benefícios com a energia renovável. Energias que transformam, fontes limpas, naturais, que reduzem a emissão dos gases. Para os problemas ambientais, se enchem de esperança. A vida do meu sertão, trazendo pela Aliança, para a serra, renovação. E finaliza, “fiquei muito feliz com esse prêmio.”

Escola Municipal Dom José Delgado | 1º lugar: Maria Isabeli

A diretora da escola Marinalva de Lima, destacou: “foi um momento gratificante. Vimos a empolgação dos alunos. É um incentivo para a educação de cada um deles. Só temos a agradecer.”

Escola Municipal Professora Maria Antônia de Lima | 1º lugar: Karla Bianca

Conforme a professora Giovania Oliveira: “a gente passou por um treinamento oferecido pela Aliança, que nos ajudou a trabalhar com os alunos a rima, a métrica, a escrita, a leitura e a estimular a criatividade. Só tenho a agradecer e mostrar a todos os presentes a importância de iniciativas como essa, para que eles continuem participando, não só desta etapa, mas das próximas que chegarem à escola. Muito obrigada!”

Escola Municipal João Luiz Victor | 1º lugar: Nayara Nikolly

“Achei muito importante participar do concurso de cordel. Passei um mês estudando. Eu amei o tema e achei fácil de fazer porque estudei bastante. Meu professor me ajudou também. Eu amei ter ganhado!” Ressaltou a ganhadora Nayara Nikolly.

Escola Municipal São Luiz | 1º lugar: Maria Valentina

O professor Roberto afirmou que ficou muito feliz com o projeto de cordel, e ainda mais com a vitória da aluna ganhadora, destacando que ela é uma excelente estudante. Segundo ele, já esperava que ela estivesse entre os finalistas, devido à sua dedicação e comprometimento com os estudos. O professor ressaltou ainda que espera que essa seja apenas a primeira de muitas conquistas ao longo do caminho da aluna.

Com o 1º Concurso de Cordel da Aliança, a empresa contribuiu para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 7 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

“Finalizamos o concurso de cordel nos quatro municípios onde atuamos na região de Acauã. É uma honra e motivo de gratidão encerrar essa iniciativa junto as escolas. Foram momentos de aprendizado e ensino. Promover essa ação em parceria com as escolas é algo muito especial, pois leva cultura e aprendizado. Para a Aliança, é um momento significativo”, destacou o analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança, Gustavo Xavier.

A coordenadora de Relacionamento com a Comunidade e Inovação Social da Aliança, Joseane Debortoli, também comentou: “foi um momento muito importante para nós, para reconhecermos a criatividade e o empenho das escolas e dos alunos que participaram do primeiro concurso de cordel da Aliança. É uma valorização da cultura local por meio do cordel e de um tema tão relevante como as energias renováveis”, concluiu.

Mais do que uma competição, o concurso foi um processo de aprendizado, cultura e engajamento. A energia que transforma, também se expressa por meio da cultura e, desta vez, veio da força das palavras dos jovens poetas.

Últimas Notícias

Aliança Energia inicia um novo capítulo em sua trajetória com a entrada do Global Infrastructure Partners …

Ao longo do ano, a equipe de Compliance da Aliança tem conduzido o treinamento “Código …

Simulado de evacuação integra rotina do Plano de Ação de Emergência e reforça que a …

Na última terça-feira (10), a comitiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) visitou o …