Entre os dias 10, 11 e 16 de setembro, a Aliança realizou a entrega da premiação do seu 1º Concurso de Cordel com o tema: “Por que a energia renovável é importante para o nosso futuro?”. A atividade envolveu estudantes do 5º ano do ensino fundamental de sete escolas públicas dos municípios de Tenente Laurentino Cruz, Santana do Matos, Lagoa Nova e São Vicente, todos localizados nas proximidades do Complexo Eólico Acauã, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os alunos da rede pública de ensino para a reflexão sobre a importância da energia renovável para o futuro.
Sessenta estudantes participaram da primeira etapa. Cada escola selecionou cinco cordéis, totalizando 35 textos finalistas. A seleção foi realizada em duas fases: na primeira, as escolas avaliaram os textos com base em critérios como criatividade, estrutura e métrica, na segunda, os finalistas foram analisados por um comitê composto por profissionais da área de Responsabilidade Social da Aliança e por um cordelista da região.
As cerimônias de premiação ocorreram nas próprias escolas, com a presença de estudantes, professores e gestores. Confira, a seguir, os destaques de cada escola:
Escola Municipal Dionízia Batista da Silva | 1º lugar: Miguel Anthony



O ganhador Miguel Anthony estava emocionado e disse: “queria parabenizar a Aliança por ser essa empresa maravilhosa. Eu gostei muito da bicicleta.”
Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral | 1º lugar: Laiz Andriely



Segundo a coordenadora Ana dos Santos “essa ponte da Aliança Energia entre a educação e o meio ambiente, que no caso das energias renováveis, faz com que a escola trabalhe de forma mais comunicativa com a realidade das crianças. Agradecemos à Aliança Energia, porque, se é algo que a gente quer é isso, transformar a vida dessas crianças.”
Escola Municipal Walfredo Gurgel | 1º lugar: Thales Lorenzo



O ganhador Thales Lorenzo, recitou seu cordel: a força do vento produz uma fonte inesgotável, que transcende benefícios com a energia renovável. Energias que transformam, fontes limpas, naturais, que reduzem a emissão dos gases. Para os problemas ambientais, se enchem de esperança. A vida do meu sertão, trazendo pela Aliança, para a serra, renovação. E finaliza, “fiquei muito feliz com esse prêmio.”
Escola Municipal Dom José Delgado | 1º lugar: Maria Isabeli



A diretora da escola Marinalva de Lima, destacou: “foi um momento gratificante. Vimos a empolgação dos alunos. É um incentivo para a educação de cada um deles. Só temos a agradecer.”
Escola Municipal Professora Maria Antônia de Lima | 1º lugar: Karla Bianca



Conforme a professora Giovania Oliveira: “a gente passou por um treinamento oferecido pela Aliança, que nos ajudou a trabalhar com os alunos a rima, a métrica, a escrita, a leitura e a estimular a criatividade. Só tenho a agradecer e mostrar a todos os presentes a importância de iniciativas como essa, para que eles continuem participando, não só desta etapa, mas das próximas que chegarem à escola. Muito obrigada!”
Escola Municipal João Luiz Victor | 1º lugar: Nayara Nikolly



“Achei muito importante participar do concurso de cordel. Passei um mês estudando. Eu amei o tema e achei fácil de fazer porque estudei bastante. Meu professor me ajudou também. Eu amei ter ganhado!” Ressaltou a ganhadora Nayara Nikolly.
Escola Municipal São Luiz | 1º lugar: Maria Valentina



O professor Roberto afirmou que ficou muito feliz com o projeto de cordel, e ainda mais com a vitória da aluna ganhadora, destacando que ela é uma excelente estudante. Segundo ele, já esperava que ela estivesse entre os finalistas, devido à sua dedicação e comprometimento com os estudos. O professor ressaltou ainda que espera que essa seja apenas a primeira de muitas conquistas ao longo do caminho da aluna.
Com o 1º Concurso de Cordel da Aliança, a empresa contribuiu para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 7 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.



“Finalizamos o concurso de cordel nos quatro municípios onde atuamos na região de Acauã. É uma honra e motivo de gratidão encerrar essa iniciativa junto as escolas. Foram momentos de aprendizado e ensino. Promover essa ação em parceria com as escolas é algo muito especial, pois leva cultura e aprendizado. Para a Aliança, é um momento significativo”, destacou o analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança, Gustavo Xavier.
A coordenadora de Relacionamento com a Comunidade e Inovação Social da Aliança, Joseane Debortoli, também comentou: “foi um momento muito importante para nós, para reconhecermos a criatividade e o empenho das escolas e dos alunos que participaram do primeiro concurso de cordel da Aliança. É uma valorização da cultura local por meio do cordel e de um tema tão relevante como as energias renováveis”, concluiu.
Mais do que uma competição, o concurso foi um processo de aprendizado, cultura e engajamento. A energia que transforma, também se expressa por meio da cultura e, desta vez, veio da força das palavras dos jovens poetas.