Teve início o ciclo de auditorias integradas deste ano com vistorias na UHE Porto Estrela, hidrelétrica da Bacia do Rio Doce na qual a Aliança tem participação. Realizada entre os dias 31 de julho e 03 de agosto de 2023, a atividade integra as auditorias de Meio Ambiente, Saúde & Segurança e Operação (DARDO), por meio de processo único, que otimiza resultados.
Para a realização dessa Auditoria Integrada, foi seguido um planejamento validado previamente pelo gerente do Consórcio da UHE Porto Estrela, Mário Mendes, com o detalhamento da agenda, requisitos das normas e processos auditados. O processo que durou 4 dias foi inicializado com a reunião de abertura e, posteriormente, avaliação documental, visita técnica em campo, consolidação das informações e reunião de encerramento. Com a participação de profissionais de outras unidades da Aliança – Fábio Tessari (Auditor Líder), Alexandre Gustavo e Rômulo Fonseca (Auditores Membros) – foram vistoriadas todas as estruturas internas à usina: Casa de Força, Vertedouro, Tomada D’água, Portaria, Depósito de Resíduos, Depósito de Produtos Químicos e estradas de acesso.
O objetivo da Auditoria Integrada é avaliar a conformidade das práticas de gestão das usinas aos requisitos das normas ISO 14.001, ISO 45.001, Portaria 3214/78, Normas regulamentadoras e DARDO – Declaração de Autoavaliação Regulatória e de Desempenho Operacional. Segundo o Engenheiro de Planejamento de O&M da Aliança, Fábio Tessari, essa auditoria acontece anualmente em todas as usinas, próprias e participações. “Nós somos responsáveis pela condução do processo, que este ano começou com a UHE Porto Estrela, e até novembro temos um cronograma de auditorias em outros cinco empreendimentos”, comenta Tessari.
De acordo com os Analistas de Meio Ambiente da Aliança, Sara Lazzuri e Rômulo Fonseca, a Auditoria Integrada é um processo de avaliação da gestão das usinas para garantir qualidade e atendimento aos requisitos normativos, legais, regulatórios e operacionais nas três áreas: Meio Ambiente, Saúde & Segurança e Operação & Manutenção.
As próximas auditorias integradas já estão agendadas conforme cronograma abaixo:
02 a 06 de outubro: UHE Aimorés
06 a 10 de novembro: UHE Funil
06 a 14 de novembro: UHE Amador Aguiar I e UHE Amador Aguiar II
20 a 24 de novembro: UHE Igarapava
Além das auditorias integradas, de 08 a 10 de agosto as equipes da Aliança realizarão uma auditoria ambiental no Complexo Eólico Santo Inácio e Central Eólica Gravier (Icapuí/CE).