No dia 31/07, a Aliança participou do batizado de capoeira do Projeto Gingando pela Vida, realizado na comunidade quilombola da Macambira, no entorno do Complexo Eólico Acauã, em Lagoa Nova (RN). O projeto é uma iniciativa da Associação de Quilombolas da Macambira, patrocinado pela Aliança por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A cerimônia marcou a entrada de novos participantes na roda de capoeira. Também foram realizadas trocas de corda por praticantes com mais tempo de participação, em reconhecimento ao avanço na prática da capoeira. Para os iniciantes, o batizado representa o primeiro jogo com um capoeirista com mais experiência, em roda aberta.
Como forma de celebrar a herança afro-brasileira e a comunidade da capoeira, o evento foi um momento festivo que incluiu música, roda de capoeira e apresentações do grupo de maculelê, com participação da comunidade.






Vilmário Cândido Pereira, presidente da Associação dos Quilombolas da Macambira, ressaltou: “o projeto tem feito a diferença na vida de mais 40 crianças da comunidade e que só é possível de acontecer porque conta com a presença e patrocínio da Aliança.”
A Aliança acredita que o esporte é o caminho para o desenvolvimento pessoal, a construção de valores e a ampliação da inclusão. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aos ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).


