Em abril deste ano, a Companhia Cultural Canoa Veloz foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município de Icapuí. Essa conquista celebra os 23 anos de trajetória dedicados à valorização da cultura junina e ao compromisso social com a comunidade. Atualmente, a companhia conta com o patrocínio da Aliança Energia, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, um apoio que reforça ainda mais a missão da empresa de transformar vidas por meio da arte e das tradições populares.
Fundada em 2002, a Quadrilha Canoa Veloz nasceu com o propósito de representar Icapuí nos festivais juninos do Ceará, levando alegria, arte e identidade cultural por onde passa. Ao longo dessas mais de duas décadas, impactando diretamente a vida de mais de 5 mil pessoas, envolvendo mais de 200 jovens em processos de aprendizado, inclusão e expressão artística.

Maria Rodrigues, Analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança, compartilhou a alegria de acompanhar de perto o trabalho da Companhia Cultural Canoa Veloz. Segundo ela, é gratificante ver como, com o apoio do nosso patrocínio, a companhia ganhou ainda mais destaque com suas apresentações, conquistou diversos prêmios e, sobretudo, obteve o maior reconhecimento de todos, ser declarada Patrimônio Imaterial da Cultura de Icapuí. “Um merecido reconhecimento pelo belíssimo trabalho de manter viva a tradição da quadrilha junina, expressão cultural que encanta o Brasil e representa a alma do povo nordestino”.
“Com a chegada da Aliança Energia ao nosso município e sua expressiva contribuição social, conseguimos, em 2024, realizar um grande feito, após quatro anos afastados dos festivais, unimos forças e promovemos a reestreia da Quadrilha Canoa Veloz. Essa oportunidade marcou muito mais do que um retorno artístico. Com o apoio da empresa, conseguimos desenvolver um belíssimo trabalho social, abrindo espaço para jovens que, por questões financeiras, não teriam condições de participar de outras quadrilhas. Hoje, como Companhia Canoa Veloz, somos reconhecidos como um verdadeiro patrimônio vivo de Icapuí. Não apenas por quem dança e constrói esse projeto conosco, mas também por todos os cidadãos de Icapuí que acreditam no nosso sonho e confiam na nossa capacidade de representá-los, contribuindo com o lado emocional e social dos nossos jovens”, ressaltou Ananka Kuelly de Mendonça de Oliveira Castro, presidente da Canoa Veloz.
Essa parceria reflete o compromisso da Aliança com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio deste patrocínio, contribuindo para o ODS 4, ao valorizar e transmitir o conhecimento sobre as tradições culturais locais, para o ODS 8, ao impulsionar a economia criativa e gerar oportunidades de emprego, e para o ODS 11, ao fortalecer a integração social a partir da arte e da cultura popular.
