Entre os meses de junho e julho, o Ceará se transforma com o brilho dos festivais de quadrilhas juninas, e neste ano, mais uma vez, a Cia. Cultural Canoa Veloz, de Icapuí, foi um dos destaques da temporada com o espetáculo “Ceará Moleque: O dia em que o povo vaiou o sol”. O projeto contou com o patrocínio da Aliança Energia pelo segundo ano consecutivo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura reafirmando seu compromisso com a cultura e com as tradições locais. As apresentações também contaram com o apoio da Prefeitura de Icapuí.
A Canoa Veloz desenvolve, há anos, um trabalho voltado à tradição junina em Icapuí, envolvendo música, dança e saberes populares. Em 2025, realizou apresentações em diversos municípios e participou de competições com grupos de várias regiões do estado. Entre os destaques, está a premiação no Festival Icapuí Junino, onde a Canoa Veloz foi agraciada com o 3º lugar, além dos títulos de Melhor Marcador e Melhor Casal de Noivos.
Premiações Juninas 2025:
Campeã: Arraiá do Cumbade Genário – Pindoretama
Melhor Marcador
Vice-campeã: Abdala Junino – Jaguaruana
Melhor Marcador
3ª colocada: Canoa Veloz no Festival Icapuí Junino – Icapuí
Melhor Marcador e Melhor Casal de Noivos
3ª colocada: Lagoa Vermelha Comunidade Junina – Jaguaruana
Melhor Rainha
Melhor Casal de Noivos: São João em São João – São João do Jaguaribe
Melhor Rainha: São José Junino – Jaguaruana






“Todas essas premiações é fruto do trabalho da CIA Canoa Veloz junto a parceria da Aliança Energia através do patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) que impulsiona a cultura local com a inclusão de dezenas de jovens de Icapuí. São reconhecimentos pelo potencial artístico, talento e a dedicação de todo o grupo em suas apresentações”, destacou a analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança, Maria Rodrigues.
“Contribuir com a Canoa Veloz foi uma oportunidade incrível, ver meu trabalho em quadra é mágico e trazer resultados é fruto de um trabalho feito com muita dedicação, a cada dia que passa se torna ainda mais difícil manter viva essa cultura, diversos grupos decidem pausar suas atividades por falta de incentivo e ter a Aliança como patrocinadora é essencial para o movimento junino de Icapuí, visto que é através desse incentivo que deixa a Canoa em outro patamar, competindo de igual para igual com as demais quadrilhas e com isso trazendo pódios e títulos, levando por todo estado não só o nome da quadrilha, mas sim de uma cidade inteira”, ressaltou Lucas Felipe Santos de Aquino, coreógrafo e integrante da Cia Canoa Veloz.
Essa parceria cultural reflete o alinhamento da Aliança com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiando a Canoa Veloz, contribui para os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), além de impactar os ODS 10 (Redução das Desigualdades) e 5 (Igualdade de Gênero).

A Aliança acredita que a quadrilha junina é mais do que dança, é uma escola de cidadania, pertencimento e expressão. Valorizando projetos que reconhecem a cultura e o trabalho de grupos como a Cia. Cultural Canoa Veloz.