Entre as sete escolas participantes do concurso de cordel promovido pela Aliança Energia no entorno do Complexo Eólico Acauã (RN), destaca-se a Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral (EMSGA), em Tenente Laurentino Cruz. Lá, o concurso ganhou novos capítulos e se tornou um projeto pedagógico integrado, unindo Língua Portuguesa à valorização do patrimônio cultural e ambiental. A iniciativa está contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos do 5º ano, que passam a atuar como poetas, pesquisadores e defensores de sua identidade local.
O projeto teve início em 25 de abril de 2025, com uma apresentação em sala de aula e uma roda de conversa que resgatou os conhecimentos prévios dos alunos sobre o cordel. A prestadora de serviço da Aliança, Juliete Rodrigues, participou contribuindo para o desenvolvimento da atividade. Nas semanas seguintes, os alunos participaram de oficinas práticas. No dia 7 de maio, na biblioteca da EMSGA, exploraram a leitura e a entonação do cordel, escolhendo exemplares para leitura em voz alta. A tarefa de casa envolveu a releitura com a família e a pesquisa de palavras desconhecidas, estimulando o envolvimento familiar e a ampliação do vocabulário.
Em 14 de maio, os alunos criaram na sala de aula um “dicionário nordestino” chamado “Nosso Jeito de Falar”, celebrando a variedade da linguagem local. No dia 20, em uma aula de campo na quadra de esportes, produziram desenhos inspirados no trajeto de casa para a escola, que serviram de base para a escrita dos próprios cordéis, unindo arte visual e poesia.
No dia 28 de maio, um piquenique literário foi realizado no Casarão de Mané Capitão, em São Vicente/RN. Em meio ao cenário histórico, os alunos participaram de uma roda de leitura do cordel “História do Sonhador”, de Manoel Higino de Araújo (Coroné Cafuçu), seguida de um lanche coletivo. Nas semanas seguintes, os estudantes se dedicaram à revisão dos cordéis. Em 4 de junho, receberam orientações sobre ortografia, estrutura textual, leitura, entonação e ilustração. A entrega final das obras acontecerá em 11 de junho, marcando o encerramento de um percurso de criatividade e dedicação.



Mais do que trabalhar conteúdos de Língua Portuguesa como oralidade, leitura, escrita, ortografia, variedade linguística, rimas, verbetes, classificação de substantivos, artigos, adjetivos, verbos e diferentes tipos textuais (narrativos, descritivos, poemas, cordel, relato pessoal), as atividades vêm sendo conduzidas de forma interdisciplinar, lúdica e ancoradas em vivências concretas. Aulas expositivas, videoaulas, seminários em grupo, produção de cartazes e aulas de campo têm preparado os alunos para a consolidação do produto do projeto.

As ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 4, Educação de Qualidade e o ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, com ênfase na valorização do patrimônio cultural e das identidades locais.
A Aliança acredita que essa abordagem revela como a educação ambiental e o patrimônio cultural podem caminhar lado a lado, permitindo que cada estudante se torne protagonista de sua própria criação, ao expressar sua voz e visão de mundo por meio da arte do cordel.