20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A temática foi o centro do debate promovido no canteiro de obras do Complexo Eólico Acauã e em cinco comunidades de São Vicente e Santana do Matos.
Ao todo, 52 moradores de Baixa do Sítio, PA Acauã, Pimenteira, Sítio Cabugi e Umarizeiro participaram do diálogo. Com apoio de material visual, foram abordadas as causas, sintomas e consequências do alcoolismo. Também foram divulgados canais de apoio ao tratamento da dependência.
O alcoolismo é uma doença progressiva e que pode levar à fatalidade, mas pode ser controlada com tratamento e acompanhamento adequados. Essa enfermidade, reconhecida oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como principais sintomas:
- Compulsão: necessidade forte ou desejo incontrolável de beber;
- Abstinência física: náusea, suor, tremores e ansiedade.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.”
DADOS:
- Contribui para 300 mil mortes anuais nas Américas;
- 74% dos brasileiros entrevistados beberam durante a pandemia e 42% informaram consumir mais álcool que o habitual no período;
Fonte: Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo alerta sobre o aumento do consumo de álcool na pandemia. Governo Federal, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/dia-nacional-de-combate-as-drogas-e-ao-alcoolismo-alerta-sobre-o-aumento-do-consumo-de-alcool-na-pandemia>. Acesso em: 21/02/2022