Como plantar uma muda (passo a passo)

destaque_site_plantio-de-muda

Plantar uma árvore, além de muito simples, contribui também para a nossa qualidade de vida e das gerações futuras. As árvores exercem um importante papel em nosso dia a dia e trazem diversos benefícios à saúde, pois aumentam a qualidade do ar e regulam a temperatura do ambiente, além de nos fornecer sombra e frutos.

A Aliança Energia desenvolve um extenso trabalho de preservação ambiental e reflorestamento, realizando o plantio de mudas nas regiões em torno da UHE Aimorés e UHE Funil. Que tal aprender a cultivar sua própria planta, e contribuir para o meio ambiente?

Ao escolher sua muda, leve em consideração o local em que será plantada, pois cada espécie necessita de cuidados específicos quanto à luminosidade, umidade e espaço. Deixe uma distância de aproximadamente 3 metros entre uma muda e outra, permitindo seu crescimento de maneira correta.


Como plantar uma muda em 5 passos:

 

1) Cave um buraco na terra, de acordo com o tamanho da espécie a ser plantada. Separe a terra retirada, para ser utilizada no próximo passo;

Dica: Para plantas pequenas, meça um palmo de profundidade. No caso de árvores com mais de 1,80m o ideal é uma cova de 60 cm de profundidade por 60cm de largura.

2) Pegue uma porção de terra retirada para abrir o buraco, e misture com o adubo de sua preferência. Os mais indicados são aqueles feitos com matéria orgânica, ricos em elementos como fósforo e potássio. Coloque a mistura no fundo da cova;

3) Coloque a muda na terra, na posição vertical, observando sua altura com relação ao solo. Com a ajuda de uma estaca, mantenha a planta o mais firme e ereta possível;

4) Cubra a cova com o restante da terra, e compacte o solo com as mãos;

5) Regue sua muda, sem deixá-la encharcada. O ideal é que a planta seja molhada até três vezes por semana, mas a frequência dependerá também da espécie escolhida;


Plantio de mudas nas regiões da UHE Aimorés e UHE Funil em números:

 

:: 15 áreas de mata ciliar recuperadas

 

:: Mais de 417 hectares de área reflorestada

 

:: Cerca de 371 mil mudas nativas plantadas

 

Últimas Notícias

Será realizado no dia 02 de julho, o sétimo teste sonoro periódico de 2025, com …

Durante anos, a comunidade de Melancias de Cima, em Icapuí, no litoral do Ceará, conviveu …

Na última segunda-feira (23/06), a Comunidade Quilombola da Macambira, localizada em Lagoa Nova, nas imediações …

A Aliança segue em plena atividade com as ações em comemoração ao Dia do Meio …