No dia 13/06, representantes da Comunidade Quilombola de Macambira, realizaram uma visita à casa da Farinha dos Anjos, situada no município de Vera Cruz/RN. A visita teve como objetivo mostrar o funcionamento de uma casa de farinha com capacidade produtiva semelhante à que está sendo montada na comunidade quilombola.
Durante a visita, os moradores da Macambira que serão responsáveis pela produção e comercialização da farinha, tiveram a oportunidade de conhecer e aprender como é o funcionamento, gestão, giro produtivo, comercialização e principais desafios de uma fábrica de farinha.
A casa de farinha da Macambira fica no município de Lagoa Nova/RN e já está na fase final das obras de reforma. “A ideia é que a comunidade quilombola possa produzir mais farinha e outros derivados da mandioca, melhorando a geração de renda e a qualidade de vida local”, explica Gustavo Xavier, analista da Aliança que acompanhou os moradores de Macambira na troca de experiências.
A readequação da casa de farinha foi uma das compensações pela passagem da Linha de Transmissão (LT) no território e estando inserida no Programa de Apoio à Atividade Produtiva do PBAQ – Plano Básico Ambiental Quilombola.