Comunidades costeiras de Icapuí fortalecem a cultura da pesca em evento com apoio da Aliança Energia

No dia 03 de novembro, aconteceu na praia de Quitérias, em Icapui/CE, mais uma atividade envolvendo as comunidades costeiras do município. Dessa vez aconteceu o II Torneio de Marisqueiras um evento voltado para as mulheres que realizam a atividade de “catar” mariscos nas praias da região. Participaram 200 mulheres que competiram em 36 grupos com objetivo de retirar da praia maior quantidade de búzios.

Ao todo foram retirados 1.194,kg. O grupo vencedor foi o Aquamar, formado por marisqueiras da comunidade de Mutamba, com um total de 69 kg. Em segundo lugar o grupo Aquasis com 59kg e em terceiro lugar o grupo Casca de Bala com 58kg.

O evento foi realizado pela Colônia de Pescadores de Icapuí com apoio da Aliança Energia e da Associação de Moradores de Ibicuitaba. Segundo a presidente da Associação de Moradores Nicacia Rebouças:

“A Aliança Energia é uma parceira importante na realização da IV Semana da Pesca em Icapuí, um evento voltado para valorizar e fortalecer a cultura da pesca na região, pois incentiva as práticas sustentáveis e promove a geração de renda, um evento como este os búzios coletados serão vendidos para restaurantes local e consumido pelas famílias das participantes. Além disso, o envolvimento da Aliança Energia contribui para o desenvolvimento socioeconômico de Icapuí e fortalece o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social.”

Além das competições, a programação incluiu premiações, sorteios e atrações culturais. A iniciativa foi celebrada como uma oportunidade de integração e de valorização da atividade pesqueira, que é uma das principais fontes de renda e de identidade cultural para as famílias de Icapuí.

Comunidades costeiras de Icapuí fortalecem a cultura da pesca em evento com apoio da Aliança Energia - Aliança Energia
Comunidades costeiras de Icapuí fortalecem a cultura da pesca em evento com apoio da Aliança Energia - Aliança Energia

O evento reforça o compromisso da Aliança Energia e das entidades locais com a valorização das tradições e com o fortalecimento das atividades econômicas da região, mantendo vivas práticas que são importantes para a identidade da comunidade e para o sustento de centenas de famílias que dependem do mar para sobreviver. A iniciativa também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aos objetivos 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), e 14 (Vida na Água), ao promover a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades costeiras. 

Últimas Notícias

No fim do mês de outubro, os colaboradores do Complexo Eólico Acauã, localizado em Lagoa …

Em 06 de novembro, a Aliança Energia participou da solenidade “RN+Limpo: 150 toneladas de impacto”, …

No dia 29 de outubro, a Aliança Energia marcou presença no Encontro de Sustentabilidade promovido …

A partir de segunda-feira, dia 11 de novembro de 2024, até a quinta-feira (14), o …