Ontem, dia 16 de outubro, a Orquestra de Ouro Preto, com o patrocínio da Aliança Energia por meio da lei federal de incentivo à cultura, realizou uma apresentação única do concerto The Beatles na Praça Central Adauto Róseo, em Icapuí. Veja como foi esse evento cheio de emoção.
Com um repertório formado por clássicos da banda inglesa The Beatles em versões orquestradas, o concerto foi um sucesso e superou as expectativas do público esperado para o evento. Inicialmente, a previsão era de 600 pessoas e acabou atingindo a marca de aproximadamente mil presentes, de acordo com estimativas do Corpo de Bombeiros. Todos ficaram encantados com a apresentação, como conta Riana Rocha, Secretária de Cultura e Turismo de Icapuí. “Foi uma noite inesquecível para todos nós. É uma honra e imensa alegria receber em Icapuí uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, que é a Orquestra de Ouro Preto. Ainda mais trazendo músicas dos Beatles que representam tanto pra gente e que me fizeram voltar à infância e a tantas memórias a partir de um repertorio tão bonito e tão bem executado pela orquestra.”.
A presença da orquestra em Icapuí levou para o município uma importante troca de cultura entre visitantes e moradores, afinal, muitas pessoas de outras cidades compareceram para prestigiar o espetáculo. “Sem dúvidas, foi uma apresentação memorável para o nosso município e que teve a capacidade de atrair um grande público para a nossa cidade. Isso impactou positivamente no fortalecimento da nossa cultura e do turismo, porque veio muita gente de fora só para ver a orquestra e aproveitou para se encantar com as belezas de Icapuí. E também fortaleceu os negócios locais e o nosso empreendedorismo, já que nós tivemos a oportunidade de trazer a Feira de Artes e Talentos com a rede de empreendedores. O mercado de artesanato ficou aberto para que as pessoas pudessem apreciar as artes dos nossos artesãos e empreendedores.”, explica Riana Rocha.
Além das belíssimas músicas que marcaram muitas gerações, o espetáculo contou com um encerramento de arrepiar. A Orquestra de Sopros de Icapuí subiu ao palco para tocar a música final junto com a Orquestra de Ouro Preto. Foi um momento emocionante tanto para os músicos quanto para o público que assistia.
Raimundo de Almeida, Maestro da Orquestra de Sopro, ficou muito emocionado com a participação especial. “É algo difícil de explicar em palavras. Foi algo extraordinário, que sai do nosso corpo, que vem de dentro e que se transforma na beleza da música. O recado que dou aos músicos é não desistir: permaneçam, persistam, insistam, que um dia dá certo. A gente vai conseguir transformar cada vez mais vidas pela música. A palavra que define essa noite é gratidão. A gente nunca faz nada sozinho, sempre contamos com muitos parceiros, como a Aliança Energia que é uma grande parceira, a Prefeitura de Icapuí e cada família que acredita no que fazemos e que sede a sua maior matéria prima, os filhos, pra gente conseguir realizar esse trabalho.”.
Carla Milena Silva e Stéfani da Silva Barros, músicas da Orquestra de Sopro, ficaram fascinadas com a sensação de tocar junto com o grupo de Ouro Preto. “Queremos agradecer a vocês por esse sonho. Estamos em êxtase, ainda sem acreditar nessa incrível participação. Agradecemos muito a Aliança porque conhecer a Orquestra de Ouro Preto é um momento que sonhávamos há muito tempo. Foi mágico!”.
Rodrigo Toffolo, Maestro da Orquestra de Ouro Preto, também ficou muito feliz com a oportunidade de tocar com os músicos de Icapuí, com quem já estavam em constante contato. “Foi um momento muito especial. Há muito tempo a gente já colabora em Icapuí com a Orquestra de Sopros e essa surpresa que preparamos de tocar com eles era muito esperada. Estamos extremamente felizes. O papel da música é exatamente esse de juntar as pessoas, as emoções e promover essa troca tão bonita que só a arte é capaz.”
Essa foi uma apresentação que vai ficar marcada em todos que estiveram presentes, sobretudo para os moradores de Icapuí. “Para os icapuienses, foi uma oportunidade única de reverenciar de perto toda a musicalidade e o legado da Orquestra de Outro Preto, que foi uma apresentação que emocionou a todos nós. Saímos todos muito felizes e esperando que outros momentos lindos como esse aconteçam. Muitíssimo obrigada à Aliança e à Orquestra de Ouro Preto por nos presentear com esse momento único em Icapuí”, conclui Riana Rocha.