E para celebrar essa trajetória de sucesso, alegrias e lutas foi realizada uma bela apresentação, que aconteceu no sábado, (06/05), no auditório Lane Morton, do Instituto Presbiteriano Gammon, na Cidade de Lavras.
O Momento foi duplamente importante, pois também aconteceu o lançamento do projeto – Meninas Cantoras de Lavras: fazendo história em Minas Gerais, um projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Aliança Energia. O projeto tem como objetivo realizar apresentações em cidades históricas de Minas Gerais com a missão de levar e compartilhar por meio de um repertório da música popular brasileira a arte musical, incentivando e ampliando o conhecimento da população.
O coral Meninas Cantoras de Lavras foi criado pelo regente e maestro José Maciel em 2008. E trilhou seus primeiros anos no âmbito da municipalidade de Lavras e, a partir de 2014, transformou-se em uma associação cultural. Já realizaram apresentações em muitas cidades do Brasil e da Argentina. É composto por crianças e jovens de 7 a 15 anos de idade, que recebem aulas de desenvolvimento musical, técnica vocal e acompanhamento artístico. Para José Maciel “ter um patrocínio de uma empresa como a Aliança é uma grande oportunidade porque as meninas cantoras de Lavras nasceram para cantar. Esse apoio dá a oportunidade de levar a boa música para muitos lugares e cumprir a proposta e missão do coral, e como presidente de uma associação é um orgulho fazer parcerias com empresas que além de preocupar com a proposta cultural acompanha o trabalho com tanta dedicação e competência”.
O projeto tem grande relevância para a comunidade e para as meninas. Conforme Flaviane Ferreira, mãe de Laura Ferreira, de 13 anos que está no Coral desde 2017 e que já vivenciou várias fases do coral “Durante esse período passamos por muitos desafios difíceis com relação a recursos e apoio cultural, mas quando temos o apoio e parceria das pessoas e empresas como a Aliança e Ministério da Cultura, renovam-se as nossas esperanças. Com os patrocinadores encontramos segurança para realizar os sonhos, em particular o sonho das nossas meninas de conhecer e cantar em lugares diferentes. No coral elas aprendem muitos valores humanos, disciplina, organização, aprendem a ser melhores sempre. O que mais me encanta é a emoção que elas transmitem em cada música que elas cantam e a parceria Aliança é fundamental nesse processo.”
Segundo a cantadora Laura Ferreira “Muitas pessoas veem apenas a apresentação, mas o que a gente vive, o dia a dia, toda segunda, terça, quarta nos ensaiar é incrível, mas uma diferença enorme na minha vida, eu não consigo imaginar a minha vida sem ir para o coral. Eu posso estar cansada, estressada, mas eu vou pro coral e volto feliz, animada, cheia de música em mim. É incrível”.
Conforme enfatiza Isabela Oliveira, que é ex-menina cantora: “Entrar para a Associação das Meninas Cantoras de Lavras foi a melhor decisão que tomei na minha vida. O coral não é só música, é sobre a gente se aceitar como ser humano e buscar o nosso melhor, ajudando também nossas amigas. O coral nos prepara para a vida, para nossas batalhas internas, para nossos sonhos. O coral não é só um projeto cultural, é um projeto de vida.”
De acordo com a vice-presidente do Coral das Meninas Cantoras de Lavras, Renata de Souza Andrade “Eu como colaboradora tenho uma alegria imensa de poder participar desse trabalho da Associação em parceria com a empresa Aliança Energia, porque eu vejo a possibilidade de realizar muitas ações culturais, um projeto aprovado pela Lei de Incentivo Cultura que traz um enriquecimento muito grande para o currículo das meninas cantoras, um amadurecimento para a gestão da diretoria quando estamos envolvidos em um projeto tão audacioso e a empresa Aliança nos dá um suporte que vai além do patrocínio. Ela nos dá um apoio, ela incentiva, uma equipe que nos acompanha de perto. Isso é muito bom, muito prazeroso e torna nosso trabalho muito especial.
Para a coordenadora de RC e Inovação Social da Aliança Joseane Debortoli “Patrocinar as Meninas Cantoras de Lavras é uma grande oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a promoção da cultura, oportunizando à comunidade o acesso a música clássica e popular; além de contribuir com a formação de meninas em uma fase muito decisiva na vida delas, a adolescência. Quando a gente ouve o canto das meninas é de arrepiar, é muito perceptível a emoção nos olhos delas e da plateia que as assiste.”
Patrocinar iniciativas como essa reforça o compromisso da Aliança em fazer diferença na vida das pessoas.