Entregas importantes acontecem nas comunidades próximas ao Projeto Eólico Acauã (RN)

MicrosoftTeams-image (40)

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, a Aliança Energia fez a apresentação e entrega do Manual de Identidade Visual e Projeto Expográfico do Museu Quilombola da Macambira e do Ponto de Memória José Milanez, localizados em Lagoa Nova (RN). A Aliança contratou o Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP que elaborou os projetos e apresentou para a comunidade em dois encontros que uniram mais de cem pessoas das localidades.

Marcelo Werly de Souza, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação, que esteve presente nos eventos de entrega disse: “Apreciamos hoje um resultado que é produto de uma discussão e de um relacionamento respeitoso criado com essas comunidades. Quando a realização fica maior que o sonho, a gente se surpreende e é assim que me sinto hoje, surpreendido com esse resultado que carrega a história de uma comunidade que não desistiu, que foi persistente”.

O objetivo desse trabalho é organizar um espaço de memória coletiva nas comunidades para disponibilizar e difundir aspectos da história dos atores locais e da comunidade, dos saberes e fazeres populares numa perspectiva de fortalecimento da organização comunitária. 

“A criação do museu para a área pedagógica vem ampliar o conhecimento e a aprendizagem sobre a comunidade e sobre a nossa ancestralidade. Todas as escolas, independente da região, terão a oportunidade de conhecer mais sobre as nossas origens”, Sandra Daniela Oliveira, Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição.  

Vilmario Cândido Pereira, presidente da Associação dos Quilombolas da Macambira, relatou que “não tem palavras que demonstre o agradecimento à Aliança por tudo isso que a comunidade está recebendo e que a história agora será contada de uma forma bonita, não mais de uma forma discriminatória, mas com elogios e reconhecimento e para nós a alegria está sendo imensa”.



A instalação do museu quilombola na sede da associação está sendo feita com ampla participação de diversos seguimentos da comunidade, envolvendo artistas locais, escolas, grupos de mulheres e de jovens.

“A gente vivia quase isolado e agora com o Ponto de Memória José Milanez vamos ter até cinema. Isso deixa a gente muito feliz e é bom para toda a comunidade”, disse José Pedro, vice-presidente da Associação do Assentamento José Milanez.

O Museu da Comunidade Quilombola é umas das ações do PBAQ – Plano Básico Ambiental Quilombola. 

 

Últimas Notícias

No dia 3 de setembro, em Belo Horizonte, a Aliança realizou um evento para suas …

O processo seletivo é para Prestador de Serviço em Suprimentos e acontecerá de forma interna …

O Parque Botânico Aliança Energia celebrou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e …

Alunos do 9º ano de escolas públicas do Rio Grande do Norte podem participar do …