Na última sexta-feira, 6 de dezembro, 30 alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Lavras (UFLA), acompanhados pelo professor Yago Borges, realizaram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Funil, operada pela Aliança Energia. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes da prática profissional, oferecendo uma visão dos elementos que compõem uma usina hidrelétrica e sua complexa operação.
Durante a visita, conduzida por Flávia Franco, Analista de Relacionamento com Comunidades da Aliança Energia, os futuros engenheiros exploraram diversas áreas importantes para o funcionamento da usina. O roteiro incluiu a casa de força, o vertedouro, o Sistema de Transposição de Peixes (STP), o Centro de Educação Ambiental (CEA) e a sala de operações.
Flávia destacou a relevância da visita: “Receber esses alunos é uma oportunidade de compartilhar o trabalho que desenvolvemos e mostrar na prática como cada área técnica se integra para garantir eficiência e segurança na geração de energia.”
Para os alunos, a experiência foi uma oportunidade de vivenciar a aplicação prática de conceitos teóricos. Paulo Alfredo Carvalho Vilela, estudante do curso, comentou: “A visita técnica à barragem do Funil me proporcionou uma nova visão sobre a relação entre engenharia, tecnologia e meio ambiente. Foi impressionante ver a complexidade da estrutura da barragem e sua operação, com sistemas de segurança e monitoramento que minimizam riscos à população e à natureza. Essa experiência me aproximou dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, reforçando a importância do planejamento e do uso de alta tecnologia em grandes projetos. Fiquei impactado pela preocupação ambiental demonstrada na operação, mostrando que é possível desenvolver grandes obras minimizando os danos ao ecossistema local.”
A Aliança Energia mantém parcerias com instituições de ensino como parte de seu compromisso com o desenvolvimento social e educacional nas comunidades onde atua. Experiências como essa fortalecem a conexão entre teoria e prática, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para os desafios do mercado. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao ODS 4 – Educação de Qualidade e ao ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ao promover a educação técnica e o desenvolvimento sustentável por meio da geração de energia limpa.