Simulado de evacuação integra rotina do Plano de Ação de Emergência e reforça que a barragem segue estável e segura
A Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, localizada na Bacia do Rio Doce, realiza no próximo sábado, 20 de setembro, às 14h, um simulado de evacuação previsto no Plano de Ação de Emergência (PAE). A atividade faz parte das ações de prevenção e tem como objetivo orientar os moradores das comunidades de Santana do Deserto (no município de Rio Doce) e Merengo (em Santa Cruz do Escalvado) sobre como proceder em situações de emergência.
De acordo com o coordenador da usina, Eduardo Pinheiro Coelho, é essencial que a comunidade conheça as mensagens das sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro. “Esse exercício preventivo e educativo, com duração aproximada de trinta minutos, contribui para melhorar o sistema de alerta, deixando os moradores e os órgãos de apoio cada vez mais preparados para uma eventual emergência”, afirma.
O coordenador reforça que a barragem da UHE Risoleta Neves segue estável e segura e o simulado faz parte da rotina preventiva adotada pela Aliança Energia em conformidade com a legislação vigente, prática que se estende a usinas em todo o país, que operam em condições normais de segurança. Além desse simulado preventivo para capacitação da população, a UHE Risoleta Neves realiza testes mensais do sistema de alerta, que visam certificar que as sirenes instaladas nas estações remotas estão recebendo adequadamente o comando de acionamento.
Como será o exercício
A ação será conduzida pelo Grupo de Trabalho formado pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs) dos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Aliança Energia (UHE Risoleta Neves). Ao ouvir as sirenes no dia do exercício, às 14h, os moradores deverão seguir com calma até o ponto de encontro mais próximo, indicado pelas placas de sinalização, onde serão recebidos pela equipe de voluntários da Usina. Trata-se apenas de um treinamento e a recomendação é que todos participem com tranquilidade, auxiliando, sempre que possível, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais.



Pontos de Encontro em Santana do Deserto (município de Rio Doce)



Pontos de Encontro em Merengo (município de Santa Cruz do Escalvado)
Sobre o PAE
Em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragem, o Plano de Ação de Emergência (PAE) foi elaborado pela Usina Hidrelétrica Risoleta Neves e é um documento que define as estratégias de resposta para cenários de emergência em barragens. As comunidades de Santana do Deserto e Merengo já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada e saiba se orientar de maneira eficaz no caso de alguma intercorrência. Desde a sua implementação, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas periodicamente e a comunidade é orientada por meio de campanhas educativas e ações de comunicação sobre como proceder em caso de necessidade.
Sobre a Usina Risoleta Neves
A UHE Risoleta Neves foi inaugurada em 2004 e integra o portfólio da Aliança Energia, que passou a ter 100% da participação da usina em 2025. Está Localizada na Bacia do Rio Doce, entre os municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, na Zona da Mata de Minas Gerais. Com três unidades geradoras e potência instalada de 140 MW, a usina tem capacidade para abastecer uma cidade de aproximadamente 400 mil habitantes.