No dia 31/07, a Aliança participou do evento de entrega do selo “Feito Potiguar”, no auditório da CDL, em Currais Novos (RN). O selo é uma realização do Sebrae, FIERN, FAERN SENAR, Fecomércio RN, e certifica produtos e serviços que valorizam a cultura e a identidade potiguar, incorporando insumos produzidos no Rio Grande do Norte. Além disso, contribui para o fortalecimento da economia local e para a geração de renda.
O evento reuniu empreendedores da região, parceiros institucionais, representantes do poder público e da sociedade civil. Ao todo, o selo foi entregue a 19 empreendimentos da Serra de Santana, na região do Seridó, entre eles a Farinha da Macambira.
A farinha é produzida pela Cooperativa de Agricultores Quilombolas da Macambira – COOPERAGRI, e conta com o apoio da Aliança. O reconhecimento da Farinha da Macambira com o selo “Feito Potiguar” representa um marco para a COOPERAGRI uma vez que valoriza o modo de fazer tradicional, a ancestralidade e o protagonismo das comunidades quilombolas na produção de alimentos. Essa conquista fortalece a identidade do produto, amplia seu acesso a novos mercados e reafirma a importância do apoio a iniciativas que integram cultura, território e geração de renda.



“Apoiamos com orgulho iniciativas como a Farinha da Macambira, que reforçam a identidade cultural do território quilombola e impulsionam a geração de renda. Ver esse reconhecimento por meio do selo ‘Feito Potiguar’ é a confirmação de que investir em parcerias locais transforma realidades”, destacou Joseane Debortoli, Coordenadora de Relacionamento com Comunidade e Inovação Social da Aliança.
A Aliança está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura).


