O Programa InovAção tem como objetivo reconhecer as melhores práticas, promover a melhoria contínua, reforçar a criatividade e a inovação, além de dar visibilidade aos talentos da empresa. A Aliança incentiva a inovação e o desenvolvimento de ideias criativas entre seus colaboradores.
Pensando nisso, o grupo formado por Gustavo Xavier, Joseane Viola, José Terra Neto e Rubens de Souza propôs uma solução muito eficaz: o dessalinizador solar. Pois, a falta de recursos e de água encanada nas residências são graves problemas enfrentados pelas comunidades localizadas no entorno das áreas de atuação da Aliança no Nordeste.
O intuito do grupo foi transformar e melhorar a qualidade de vida dos moradores para que cada um tenha a possibilidade de consumir uma água de qualidade, a fim de diminuir a transmissão de doenças por consumo de água contaminada.
O Dessalinizador Solar é um equipamento pensando e construído com a ideia de retirar o sal da água salobra, deixando-a pura e própria para consumo. O projeto tem como objetivo capacitar a comunidade de Arisa que está localizada no RN, para que todos aprendam a construir o dessalinizador solar em casa e que entendam as dificuldades e anseios atuais com relação ao consumo de água imprópria.
No mês de outubro o grupo trouxe a Associação de Profissionais de Agroecologia – APA, para essa capacitação, que foi realizada em duas sessões:
- A 1ª sessão aconteceu no dia 16/10
– Realizado a construção dos Pré-Moldados.
- A 2ª sessão foi no dia 31/10 e 01/11
– Realizado a montagem e finalização do equipamento;
– Apresentação do projeto em slide;
– Repassados as informações para manutenção do equipamento;
– Entrega de Certificados.
- A 3ª sessão será após 3 meses, com a realização de uma análise da água.
Segundo Wanderley Feitosa Viana representante da Associação de Profissionais de Agroecologia – APA “como palestrante na capacitação de dessalinizadores solares na comunidade do Ariza, foi uma experiência incrível! Fiquei verdadeiramente encantado com a receptividade e a calorosa hospitalidade do povo dessa localidade. A troca de conhecimento com o pedreiro Mossoró e os demais participantes foi extremamente enriquecedora. Compartilhar informações sobre a dessalinização solar e suas possibilidades foi muito gratificante. Espero que essa iniciativa traga benefícios reais e duradouros para todos na comunidade.”
De acordo com o analista de Relacionamento com a Comunidade Gustavo Xavier, o próximo passo será ainda maior. “Vamos realizar a busca de linhas de créditos para financiar 100% do projeto, o que facilitará muito para os moradores, e em breve vamos apresentar os resultados para comunidade de Arisa”, finalizou Gustavo.
Para a Aliança é importante que iniciativas desse tipo sejam apoiadas e difundidas para que mais comunidades possam se beneficiar da tecnologia de dessalinização solar e melhorar suas condições de vida. A conscientização sobre a importância da água potável e a educação sobre a construção e manutenção desses sistemas são passos fundamentais para garantir o sucesso a longo prazo desse tipo de projeto.