Durante os dias 16 a 18 de abril, a equipe social da Aliança mergulhou nas comunidades da Serra de Santana, localizadas na região de Acauã, com o objetivo de conectar-se com grupos de mulheres empreendedoras. Em uma série de rodas de conversa, explorando os desafios e oportunidades que fazem parte do cotidiano dessas mulheres inspiradoras. Cada encontro foi uma troca de compartilhamento de experiências enriquecedoras, onde as vozes das mulheres ecoaram histórias de vida inspiradoras.
A Serra de Santana é um verdadeiro berço de mulheres empreendedoras, que enfrentam as adversidades com criatividade e determinação, sempre buscando alcançar seus objetivos, mesmo diante das dificuldades.
Após as discussões, imergimos em uma verdadeira tempestade de ideias. Juntas, as mulheres participantes compartilharam suas vivências e formularam estratégias concretas para aprimorar a comercialização de seus produtos e elevar a qualidade de vida de todas as envolvidas.
Nossas ações alcançam diversos grupos de mulheres, incluindo:
- Florescer da Serra – Comunidade Sítio São Francisco I
- Mulheres Vitoriosas – Assentamento José Milanês
- Mulheres do Campo – Comunidade Sítio São Francisco I
- Associação de Barro Branco – Comunidade Barro branco e Umarizeiro
- Mulheres da Macambira – Comunidade da Macambira III
- Mulheres Criativas – Comunidade Buraco de Lagoa
- Mulheres da Serra – Assentamento Santana
Lidiane Silvino, do grupo Mulheres da Serra – Assentamento Santana, compartilhou “muitas mulheres desejam desenvolver seus trabalhos, mas se veem sem apoio. A parceria da Aliança, desde a reforma da sede da associação até os novos projetos para as mulheres, nos enche de esperança. Estamos prontas para fazer o que for necessário.”
Vitória Galdino, das Mulheres do Campo – Comunidade Sítio São Francisco I, expressou sua gratidão “somos imensamente gratas à Aliança por nos acompanhar, nos fornecendo apoio visual, uniformes e suporte para a comercialização dos nossos produtos. A agricultura é nossa vida, e o apoio que recebemos é fundamental. A vocês da Aliança, só temos a agradecer de coração.”
A Aliança acredita que ouvir é uma ferramenta importante para compreender as necessidades e agir com eficácia. Comprometendo em fortalecer essas comunidades e promover o empoderamento feminino. Assim, construímos um futuro mais justo e igualitário para todas.