Melhorias nos circuitos do automatismo dos Serviços Auxiliares da UHE Aimorés +4CM

A Usina de Aimorés possui três fontes de alimentação para os painéis de serviços auxiliares, que são divididos em dois barramentos, GA e GB. A 1ª opção de alimentação é pelas unidades geradoras, a UG02 alimenta simultaneamente os dois barramentos que possuem 5 painéis cada, de centros de controle de motores (1CM, 2CM, 3CM, 4CM e 5CM). Na falta da UG02 o barramento GA será alimentado pela UG01 e o barramento GB pela UG03. Na falta de uma destas unidades, parada por conveniência operativa ou para manutenção preventiva, uma das barras será alimentada pela 2ª fonte (fonte externa) que vem da rede de distribuição da CEMIG. Em caso de falta das duas fontes, a usina é alimentada pela 3ª fonte através de um gerador diesel de 1000KVA.

Melhorias nos circuitos do automatismo dos Serviços Auxiliares da UHE Aimorés +4CM - Aliança Energia

Havendo uma falta de tensão em um dos barramentos, ocorre uma série de aberturas e fechamentos de disjuntores automáticos para alimentar as cargas do barramento que ficou indisponibilizado. Se essas operações não forem sincronizadas as aberturas e fechamentos dos disjuntores podem ocasionar indisponibilidade da(s) unidade(s) geradoras, falha na alimentação das cargas essenciais e curto-circuito entre barramentos com probabilidade alta de danos graves nos disjuntores.

Para minimizar esses riscos a equipe eletroeletrônica da Usina de Aimorés realizou modificações para implementar melhorias nos circuitos do automatismo em um dos painéis de serviços auxiliares da usina (painel +4CM) visando solucionar algumas anomalias elétricas. Participaram dessas atividades os técnicos Ricardo Brito, Wesly Kelmmany Alves, Nezio Barbosa Aristides e Rodrigo Schmidt Ferreira.

De acordo com Nezio Barbosa Aristides, técnico de O&M na UHE Aimorés, “a principal melhoria, foi a implementação do controle lógico das transferências de fonte do 4CM via o CLP (Controle Lógico Programável) dos auxiliares, mitigando a ação do controle local e, assim, conferindo uma maior confiabilidade e precisão dos comandos”.

Com as melhorias implementadas foi realizado comissionamento com testes de seleção de fontes, simulação de falta de fase, trip no disjuntor de entrada, transferência com cargas e todos os testes foram satisfatórios. Com a modernização o painel +4CM terá uma nova filosofia de funcionamento, passando a ter três modos de controle de seleção fontes: manual, com operação local da equipe de O&M, automático e remoto que é prioritário.

Últimas Notícias

No dia 03 de novembro, aconteceu na praia de Quitérias, em Icapui/CE, mais uma atividade …

No fim do mês de outubro, os colaboradores do Complexo Eólico Acauã, localizado em Lagoa …

Em 06 de novembro, a Aliança Energia participou da solenidade “RN+Limpo: 150 toneladas de impacto”, …

No dia 29 de outubro, a Aliança Energia marcou presença no Encontro de Sustentabilidade promovido …