Museu e Mirante da Macambira ganham destaque em visita da UNESCO ao Geoparque Seridó

Capa Visita UNESCO Macambira

Na última segunda-feira (23/06), a Comunidade Quilombola da Macambira, localizada em Lagoa Nova, nas imediações do Complexo Eólico da Aliança, no RN, recebeu a visita dos avaliadores internacionais da UNESCO, como parte da missão de revalidação do Geoparque Seridó, oficialmente reconhecido em 2022. A visita marca a etapa de avaliação dos avanços obtidos nos últimos três anos, considerando critérios técnicos e aspectos fundamentais como o engajamento comunitário, a valorização do patrimônio natural e cultural, além da promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e participativo.

Entre os pontos visitados, o Museu Quilombola da Macambira e o mirante da comunidade se destacaram como símbolos de resistência, identidade e pertencimento. A inclusão da comunidade na agenda da missão reforça o reconhecimento do trabalho coletivo realizado pelos moradores, com apoio de parcerias estratégicas, como a da Aliança Energia.

Segundo os organizadores, a atuação da Aliança tem sido essencial para viabilizar ações de empoderamento das populações tradicionais, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a promoção dos Direitos Humanos. A empresa apoia diretamente a estruturação de espaços como o museu e o mirante, ampliando as oportunidades de formação, geração de renda e fortalecimento cultural na região do Geoparque.

“A inclusão da Comunidade Quilombola da Macambira na visita da UNESCO para revalidação do Geoparque Seridó representa o reconhecimento internacional dos avanços do Território no eixo da Cultura e da Educação obtidos através da parceria entre a Aliança Energia e a Associação Quilombola por meio de um processo de construção participativa marcada pelo respeito às Comunidades Tradicionais e aos Direitos Humanos, e totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou nosso Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação.

“O Museu Quilombola da Macambira é um verdadeiro tesouro cultural e histórico que desempenha um papel fundamental não apenas na preservação da memória e das tradições da comunidade quilombola, mas também na valorização do Geoparque Seridó”, destaca Janaína Medeiros, diretora executiva do Consórcio Público Intermunicipal do Geoparque Seridó. Janaína reforça ainda o papel das parcerias institucionais na consolidação desses espaços: “A parceria do Geoparque Seridó com a Aliança Energia é um exemplo brilhante de como iniciativas privadas podem contribuir para o fortalecimento de projetos sociais e culturais. Essa união é essencial para garantir que as vozes das comunidades quilombolas sejam ouvidas e valorizadas, contribuindo assim para um Geoparque que respeita sua diversidade cultural e ambiental.”

Para a Aliança, a visita da UNESCO representa mais do que um marco simbólico, é uma afirmação do valor histórico, cultural e do protagonismo da comunidade quilombola. A revalidação do Geoparque Seridó reafirma o compromisso da empresa com um desenvolvimento que escuta, reconhece e caminha ao lado das comunidades.

Últimas Notícias

No dia 06/08, foi recebida a segunda turma do Programa de Estágio 2025. Os novos …

No Dia Nacional dos Direitos Humanos, a Aliança Energia destaca sua atuação voltada para o …

No dia 31/07, a Aliança participou do batizado de capoeira do Projeto Gingando pela Vida, …

O vídeo do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI ANEEL, com os principais …