Museu Quilombola da Macambira que tem patrocínio da Aliança participa da 5ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa

Capa Museu da Macambira na 5ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa

Entre os dias 29 e 31 de outubro, o Museu Quilombola da Macambira, localizado em Lagoa Nova (RN), nas proximidades do Complexo Eólico Acauã, participou da 5ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC), realizada em Brasília/DF. O evento, que teve como tema Aprendizagem e Criatividade ao Alcance de Todos”, reuniu centenas de educadores, pesquisadores, agentes culturais e representantes de universidades de diversas regiões do país.

A conferência também contou com a presença de pesquisadores do MIT Media Lab, como Mitchel Resnick, Ann Berger Valente, José Armando Valente e Leo Burd. A CBAC é uma iniciativa conjunta da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e do MIT Media Lab, com apoio de diversas instituições parceiras.

Durante o evento, o Museu Quilombola da Macambira apresentou a experiência “Quilombo da Macambira: memória e história” e realizou o lançamento do livro “Macambira: um passeio pela história da comunidade”, resultado de um processo de mobilização e diálogo com os moradores locais. A obra, elaborada em formato de cordel, traduz a história oral da comunidade quilombola em um texto poético e ilustrado, retratando momentos marcantes da trajetória de luta e resistência do povo da Macambira.

Participaram da conferência os educadores Raimundo Melo e Talita Barbosa, integrantes da OSC CECOP, parceira do Museu Quilombola e responsável pela organização e produção do livro, além de Vilmário Cândido, quilombola e presidente da Associação Comunitária da Macambira.

Vilmário destacou a importância da experiência: “foi uma grande experiência participar desse evento, pois foi possível compartilhar o livro que registra a história de lutas e conquistas da comunidade para diversos estados do Brasil e para o exterior.”

O educador Raimundo Melo, coordenador institucional do projeto, enfatizou o impacto da publicação: “esse livro preenche uma lacuna de ausência de materiais culturais e educativos sobre a história de grupos quilombolas do Rio Grande do Norte e agora chega a diversas instituições que trabalham com a temática da cultura afro-brasileira e aprendizagem criativa em outros estados do Brasil e no exterior.”

A realização deste projeto, viabilizada pelo patrocínio da Aliança Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura, demonstra a dedicação da empresa à valorização da memória, da educação e da diversidade. A iniciativa ainda conta com a parceria da OSC CECOP, da Rede de Pontos de Cultura e Memória do RN e do Pontão de Cultura e Comunicação.

Ao patrocinar ações como essa, a Aliança contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade.

Essa iniciativa amplia o alcance das vozes quilombolas e reflete o engajamento da Aliança Energia com o desenvolvimento humano e a sustentabilidade cultural.

Últimas Notícias

A Aliança Energia foi destaque na série especial COP30 – Nordeste Sustentável, exibido pela Inter …

A Aliança Energia realiza no dia 10 de novembro, o teste sonoro periódico com o …

Em uma iniciativa estratégica voltada à excelência na segurança de barragens, a Aliança Energia recebeu …

Com o objetivo de compartilhar informações e fortalecer o diálogo com a comunidade local, no …