No Dia Mundial do Trânsito a Aliança destaca a importância de suas equipes conhecerem a Regra de Ouro sobre veículos e equipamentos móveis
Celebrado em 5 de maio, o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante é uma data importante dedicada a alertar e sensibilizar motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários para evitar acidentes. Na Aliança esse assunto é tão relevante, que foi transformado em uma Regra de Ouro que deve ser seguida todos os dias, o ano inteiro.
A quinta Regra de Ouro é direcionada principalmente aos colaboradores que trabalham com condução de veículos e equipamentos móveis nas usinas e em viagens. Mas traz informações válidas para o dia a dia de cada motorista e algumas das principais orientações são:
Para conduzir equipamentos móveis é necessário ter a devida habilitação e treinamento.
O curso de direção defensiva deve estar atualizado, lembrando que na Aliança ele vale por um período de cinco anos.
Motoristas e passageiros, mesmo no banco de trás, devem utilizar o cinto de segurança.
Para o cumprimento desta regra de ouro, é importante observar o código de trânsito vigente e para o caso de equipamentos móveis – como caminhões, empilhadeiras, pórticos etc. – é necessário verificar se os treinamentos estão em dia.
Segundo o coordenador de Saúde e Segurança da Aliança, Flávio Vieira, é vital atuar sempre de maneira preventiva. “Algumas dicas são: conhecer o procedimento de condução de veículos automotores, estar com o certificado de direção defensiva em dia, nunca dirigir quando estiver cansado ou com falta de atenção e cumprir todas as regras do código nacional de trânsito”, recomenda.
Ao longo de todo o mês de maio, programações de sensibilização das equipes podem ser realizadas, com o objetivo de contribuir para a evolução contínua da maturidade da Aliança em saúde e segurança.