100 novos alunos participarão do projeto de musicalização graças aos recursos destinados pela Aliança Energia ao Fundo para a Infância e Adolescência – FIA.
A proposta, segundo o Maestro Reudson Maia, é criar 10 novas turmas, uma a cada três semanas, com no máximo 10 alunos cada. O formato foi adaptado para trazer mais segurança e prevenção contra o covid-19.

“Esse recurso veio para fazer a diferença. Conseguimos fazer manutenção em instrumentos que estavam sem uso por desgaste ao longo do tempo. Compramos materiais e acessórios para ampliar a capacidade de atendimento. Conseguimos, com isso, oportunizar para outras crianças, através do projeto, uma perspectiva transformadora pela arte e pela música“, comenta o maestro.
Responsabilidade social
A Aliança, desde 2020, intensificou o apoio à Orquestra de Sopros de Icapuí, que já se consolidou como uma importante frente sócio educativa e inclusiva para jovens e adultos das comunidades locais. O incentivo é feito através de quatro frentes; além da destinação de recursos via FIA, a Orquestra também recebeu recursos incentivados via Lei de Incentivo à Cultura e participou do Programa Aliança Voluntária e do Programa de Incubação da empresa neste ano.
O que é o FIA: regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, consiste na doação de um percentual do imposto de renda apurado no exercício do ano. O recurso é repassado para administração pelos conselhos municipais que têm a atribuição de aplicar o recursos em projetos que atendam a esse público. Os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) são formados por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, deliberando sobre as referidas políticas públicas e o seu financiamento.