Nos dias 14 e 15 de julho, aconteceu mais uma oficina do Núcleo de Apoio à Bandas da Orquestra Ouro Preto em Icapuí/CE. A Orquestra de Sopros de Icapuí recebe o acompanhamento do Núcleo de Apoio da Orquestra Ouro Preto, com o professor João Paulo, que ensina técnicas de aperfeiçoamento musical. Essa ação faz parte da contrapartida do patrocínio da Aliança à Orquestra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Segundo o Maestro da Orquestra de Sopros de Icapuí, Reudson Maia, “a Orquestra de Sopros passou por outra excelente experiência que só foi possível com a parceria da Orquestra Ouro Preto e da Aliança Energia. Essa parceria nos proporciona novos conhecimentos e gerou novas oportunidades para os jovens de Icapuí. É algo tão grandioso que a gente jamais pensaria que teria acesso pelos níveis dos professores, pelo nível de conhecimento que é abordado a todas essas crianças. A Orquestra Ouro Preto tem uma dimensão de todo Brasil, de todo o mundo. É um grupo super conhecido. Só tenho a agradecer a Aliança Energia por nos proporcionar junto ao Instituto Ouro Preto esse conhecimento. E cada vez mais, contribuir para que nossos jovens tenham o conhecimento mais profundo. E além do conhecimento musical é o conhecimento profissional, é a autoestima que eles levam para a vida, para o meio social que estão inseridos. Com certeza essas ações estão contribuindo para um melhor desenvolvimento desses jovens, para uma melhor educação e assim, para um melhor desenvolvimento do nosso Brasil, do nosso mundo. Gratidão”.
Carla Milena, que faz parte da Orquestra de Sopros de Icapuí, usa o saxofone alto e no ano de 2023 foi aprovada no Conservatório da cidade vizinha em Mossoró/RN. “Eu vim aqui falar para vocês sobre o que está acontecendo na Orquestra de Sopros de Icapuí. Essa coisa tão grande que eu nunca imaginei que poderia acontecer, que foi a parceria da Orquestra de Sopros de Icapuí com a Orquestra Ouro Preto que nos proporcionou um contato com novas vivencias e realidades do cenário musical, foi incrível. Durante esse tempo nós tivemos oficinas com o Maestro João Paulo e foi possível ver quão longe podemos chegar quando temos um foco, disciplina e a perseverança no mundo musical. E este contato me fez buscar aperfeiçoamento do meu instrumento me fazendo tentar fazer a seleção do Conservatório da UER e claro, sendo aprovada”, comemora Carla.