O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aliança Energia – Programa P&D, é, para além do atendimento à Lei 9.991/2000, uma oportunidade de empreender iniciativas inovadoras que gerem conhecimento, sustentabilidade do negócio e deixem um legado positivo para o mercado de energia brasileiro e para as comunidades e regiões onde a Aliança atua.
Na Aliança Energia, boas ideias são transformadas em resultados práticos que visam à melhoria do desempenho operacional com possibilidades de ganhos significativos em eficiência,novos negócios e soluções para o setor de energia elétrica.
Para entender e avaliar os cenários e tendências do setor, a Aliança conta com um Comitê de Inovações especialmente designado para prospectar e estruturar pesquisas e soluções criativas e estratégicas.
Saldo P&D Aliança Energia em 31/12/2016: R$ 7.176.676,11
Conheça um pouco mais sobre os temas mapeados pela empresa:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
FA – Fontes alternativas de geração de energia elétrica
OBJETIVO:
Pesquisar e Desenvolver soluções tecnológicas, e métodos para negócios inovadores,para fontes de geração renováveis e sustentáveis, assegurado a diversificação da matriz e buscando a complementariedade entre fontes primárias de energia.
JUSTIFICATIVA:
Mitigar riscos ambientais, econômicos e sociais, através da ampliação da capacidade de geração por tecnologias limpas e do uso sustentável dos recursos naturais e que permitam diversificar a matriz de geração de eletricidade nacional.
GT – Geração Termelétrica
OBJETIVO:
Desenvolver soluções integradas entre tecnologia, negócio e comercialização, para as fontes primárias Gás Natural ou Biomassa, buscado assegurar a criação de geração complementar ao portfólio de fontes primárias renováveis, ampliando a capacidade de atendimento à demanda nos horários de ponta e/ou em épocas de escassez da hidroeletricidade.
JUSTIFICATIVA:
Mitigar riscos econômicos, sociais e de negócios de geração, através do desenvolvimento e ampliação da capacidade de geração por tecnologias de impacto ambiental aceitável, com o uso sustentável dos recursos naturais não renováveis.
GB – Gestão de Bacias e Reservatórios
OBJETIVO:
Pesquisar e Desenvolver tecnologia e métodos para melhor gestão de bacias e melhor operação de reservatórios das hidrelétricas, visando a maximizar o uso e a capacidade de armazenamento de água, assim como ampliar a vida útil dos reservatórios.
JUSTIFICATIVA:
Mitigar riscos ambientais, econômicos e sociais, e reduzir os riscos de escassez dos recursos hídricos para fins de geração de energia.
MA – Meio Ambiente
OBJETIVO:
Pesquisar e Desenvolver métodos inovadores para estudos e gerenciamento dos meios físico, biótico e antrópico, que fomentem a ampliação da capacidade de geração com mínimos impactos nos compartimentos ambientais da área de influência do empreendimento.
JUSTIFICATIVA:
Mitigar riscos ambientais, econômicos e sociais, através da melhor inserção da fonte de geração aos respectivos compartimentos ambientais de sua área de influência, buscando o ponto ótimo do equilíbrio entre fatores socioeconômicos e ambientais, para uma operação sustentável dos negócios de geração.
PL – Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica
OBJETIVO:
Desenvolver tecnologia, métodos e ferramentas de gerenciamento para os ativos de geração e seus sistemas de transmissão associados, visando identificar o melhor uso para os recursos naturais disponíveis em espaços de tempo predeterminados, buscando a excelência na disponibilidade e complementaridade entre fontes primárias, para maximizar o atendimento às demandas de forma perene e/ou sazonal.
JUSTIFICATIVA:
Mitigar riscos econômicos, sistêmicos e sociais, através da ampliação da disponibilidade dos recursos naturais renováveis para fins de geração de energia elétrica.
OP – Operação de Sistemas de Energia Elétrica
OBJETIVO:
Desenvolver tecnologia, métodos e ferramentas de gerenciamento da operação dos ativos de geração, e de seus sistemas de transmissão associados, visando ampliar a disponibilidade destes ativos para o sistema interligado nacional assim como a qualidade da energia para atendimento às demandas, em tempo integral e/ou sazonal.
JUSTIFICATIVA:
Mitigar riscos econômicos e sociais, através da ampliação da disponibilidade dos ativos de geração e da qualidade de atendimento as demandas de energia.
Em apenas dois anos de operação, a Aliança Energia tem trabalhado focada na prospecção e na estruturação de sua carteira de projetos de pesquisa e desenvolvimento. A expectativa é iniciar em 2017 os primeiros projetos, e que assim que concluídos os primeiros estudos, os resultados beneficiem as suas operações e também do setor.