INSPIRAR, VALORIZAR, CRESCER, INOVAR.
O Programa InovAção, o programa de ideias da Aliança Energia, foi lançado em 2021, com a proposta de abrir ainda mais espaço para criação de uma cultura de inovação, acolhendo novas ideias que fortaleçam a atuação da Aliança, alinhadas aos direcionadores estratégicos da empresa.
Na edição deste ano, foram 26 projetos inscritos e 19 deles apresentados a uma comissão julgadora formada pelos diretores da companhia e por um convidado especialista em qualidade. Mais de 70 participantes, entre funcionários e prestadores de serviço, marcaram presença com seus projetos e ideias.
Do lançamento do Programa, em março, até as apresentações à comissão, em outubro, os participantes tiveram treinamento e debates para esclarecimento quanto às regras e para elaboração dos projetos. Foram cerca de 5 meses dedicados exclusivamente ao desenvolvimento das ideias. E no dia 20 de dezembro, durante o Encontro Anual da Aliança, os 2 vencedores da edição deste ano foram anunciados.
Conheça um pouco mais dos projetos:
Um dos escolhidos pela banca avaliadora, o projeto “REDUÇÃO DE CUSTOS PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS A PARTIR DO MANEJO SUSTENTÁVEL DE MACRÓFITA NO ÂMBITO DA UHE AIMORÉS“, propôs a fabricação de biorretentores a partir das macrófitas, plantas aquáticas retiradas em abundância no reservatório da UHE Aimorés.
Liderado pela analista ambiental Lucilene Becalli, o projeto realizou pesquisa e protótipo de teste, para verificação de eficiência técnica, antes da apresentação.
“Estamos cercados de profissionais que criam o tempo todo, inovação é um valor da Aliança, faz parte do nosso dia a dia. Participar do InovAÇÃO trouxe luz ao nosso trabalho. Estamos muito felizes com nossa participação, acreditamos muito no projeto que apresentamos e muito mais gratificante que a premiação foi receber o retorno positivo de tantos colegas.”, afirma Lucilene.
Os biorretentores são insumos essenciais para a recuperação de áreas degradas e o modelo proposto no projeto inscrito no Programa InovAção é pioneiro no país.
O projeto, que contou com a colaboração de mais 5 integrantes, ficou em 2º lugar.
E o prêmio vai para…
O vencedor da edição 2021 do Programa InovAção é uma iniciativa proposta para aumentar a segurança nas unidades operacionais da Aliança. Chamado de COPA INTERUSINAS, a proposta faz alusão ao evento esportivo mais famoso do mundo, a copa do mundo, e movimentou todas as usinas do parque gerador da empresa em busca da melhoria contínua.
Ao longo do ano, as equipes lotadas nas hidrelétricas e eólica foram estimuladas a apontar questões como: condições inseguras no ambiente de trabalho, auditorias de segurança e saúde, treinamentos de equipes próprias e terceiras e todas as oportunidades que potencialmente poderiam aumentar a segurança operacional, com foco na preservação da vida das pessoas, minimizando riscos de acidentes no trabalho.
A EQUIPE DE S&S SE DEDICOU A FORMATAR ESSA COPA, DE FORMA CONSISTENTE, INTERATIVA, DINÂMICA E PREVENTIVA. AO FINAL, QUEREMOS QUE TODOS VENÇAM, JOSÉ EDUARDO GOMES, LÍDER DO GRUPO E UM DOS IDEALIZADORES DO PROJETO
A qualidade técnica, criatividade, inovação e dedicação foram atributos destacados pela banca, e pelos empregados que prestigiaram as apresentações, como marcantes em todos os trabalhos apresentados nesta edição, o que eleva a expectativa para os próximos projetos do Programa InovAção em 2022.
O Programa tem por objetivo reconhecer as melhores práticas, promover a melhoria contínua, reforçar a inovação e dar visibilidade aos talentos da ‘casa’.