Projeto “Caminhos: um elo entre Minas e o Nordeste” promove intercâmbio cultural com patrocínio da Aliança Energia

Capa Nova Intranet (13)

Com patrocínio da Aliança Energia, via Lei de Incentivo à Cultura, a companhia Mundo Cênico, de Perdões (MG), levou para Icapuí (CE) e Lagoa Nova (RN) o projeto “Caminhos: um elo entre Minas e o Nordeste”. Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, o grupo mineiro realizou um intercâmbio cultural no Nordeste, aprendendo sobre a cultura nordestina e compartilhando as tradições de Minas Gerais.

A programação contou com apresentações do espetáculo Mistérios do Urro, oficinas de teatro com o tema Folia de Reis, palco livre com rodas de conversa e doações de livros de literatura afro-brasileira para escolas públicas.

Segundo Marcelo Werly, Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança, o projeto fortaleceu a missão de aproximar culturas.

“Quando esse projeto nos foi apresentado com essa proposta de fazer um intercâmbio cultural, entre grupos apoiados pela Aliança em regiões diferentes, eu fiquei muito entusiasmado. E foi interessante observar o olhar das crianças, a emoção das pessoas. Esse foi um dos objetivos que nós tínhamos: compartilhar a arte entre as regiões e proporcionar também troca entre as instituições apoiadas pela Aliança. A Aliança tem como eixo na sua política apoiar e fortalecer os grupos locais, são esses grupos que nós patrocinamos. E é muito bom ver que eles hoje já criaram uma rede entre si justamente para compartilhar experiências, aprenderem, evoluir e serem cada vez mais profissionais”, destacou.

Na mesma linha, Joseane Viola, Coordenadora de Relacionamento com as Comunidades e Inovação Social da Aliança, ressaltou a importância do encontro:

Um dos eixos de atuação da Aliança é o patrocínio cultural e ele proporciona momentos únicos como esse que vivemos durante essa semana. Foram muitas atividades realizadas em parceria com o Mundo Cênico, onde levamos conhecimento, alegria, música, uma peça teatral linda intitulada Mistérios do Urro, palco aberto, roda de conversa e oficina teatral. Foram momentos muito gratificantes de troca de conhecimentos e inspiração. Um grupo de Minas Gerais trouxe toda a sua cultura e alegria, e também foi muito bem recebido pelo Nordeste, por todas as comunidades que visitamos”.

Oficinas de teatro e folia de reis

As oficinas de teatro levaram para o Nordeste a tradição da folia de reis, manifestação cultural e religiosa popular de origem europeia que celebra a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Muito presente em Perdões (MG), sede do Mundo Cênico, a tradição reúne foliões com música, dança e orações entre 24 de dezembro e 6 de janeiro.

Durante as oficinas, jovens, crianças e adultos aprenderam técnicas de canto, dança e a musicalidade típica da folia. Em seguida, enfeitaram roupas e cabelos com fitas de cetim coloridas e saíram em cortejo pelas ruas da comunidade. O grupo também entregou instrumentos musicais afro-brasileiros e realizou sorteio de livros da literatura afro-brasileira.

As atividades começaram no dia 31 de agosto, em Lagoa Nova (RN), com uma oficina de teatro para a Associação Cultural Imperatriz (ASCULIM), realizada na Estação da Juventude. No dia 1º de setembro, foi a vez do Museu Quilombola da Macambira, também em Lagoa Nova, receber a oficina. Já no dia 3 de setembro, o grupo seguiu para Icapuí (CE), onde ministrou a oficina para o projeto Brincando com Arte, Despoluindo o Planeta, no Centro de Cultura de Quitérias. Por fim, em 4 de setembro, a programação encerrou-se com uma oficina destinada à Orquestra de Sopros e ao projeto Canoa Veloz, na sede da ACARTE, também em Icapuí.

O impacto foi sentido pelas comunidades.

“Pra nós da comunidade é uma alegria sempre receber pessoas que vêm trazer alegria. Esse projeto da Aliança Energia sempre contribui com a gente, e antes da Aliança não tínhamos isso aqui. O Mundo Cênico veio trazendo alegria para crianças, jovens e adultos, fazendo tudo com carinho e coração. Muito obrigado mesmo”, disse Vilmário Cândido, Presidente da Associação dos Quilombolas da Macambira, em Lagoa Nova.

Para a ASCULIM, a iniciativa também trouxe conquistas históricas.

“Hoje vivenciei uma experiência única e fantástica, onde a Aliança realizou um intercâmbio entre o Rio Grande do Norte e Minas Gerais, unindo duas entidades culturais. Presenciei uma energia positiva, cheia de alegria e paixão, que contagiou a todos. A Aliança mais uma vez realiza um trabalho importante para a cultura e a arte de Lagoa Nova. Quero frisar que, através desse patrocínio, estamos conquistando algo histórico: a ASCULIM vai se tornar patrimônio de utilidade pública no âmbito estadual do Rio Grande do Norte, assim como já somos no município”, comemorou Mateus Gutyerre dos Santos Silva, Diretor Executivo da ASCULIM.

Palco livre e roda de conversa

Além das oficinas, o intercâmbio contou com o Palco Livre, espaço para artistas locais, moradores e educadores compartilharem expressões artísticas, histórias e saberes.

As rodas de conversa aconteceram em diferentes momentos. Em 1º de setembro, o Mirante da Macambira, em Lagoa Nova, recebeu o Palco Livre após a oficina de teatro; mais tarde, a atividade foi realizada na feira coberta, após a apresentação da peça Mistérios do Urro. Em 3 de setembro, a roda de conversa ocorreu em Icapuí, logo após a mesma peça. O encerramento foi em 4 de setembro, na sede da ACARTE, também em Icapuí, com uma última roda de conversa aberta à comunidade.

Doação de livros nas escolas

O grupo também passou pelas escolas municipais de Icapuí, entre elas a E.E.F. Profª Carlota Tavares de Holanda, a E.E.F. Profª Maria Edilce Barbosa e a Biblioteca Pública Municipal. Já em Lagoa Nova, visitou a Escola Municipal São Luiz, localizada na comunidade da Macambira. Nessas visitas, os alunos foram convidados para assistir à peça Mistérios do Urro e receberam doações de livros da literatura afro-brasileira.

Genovena Antão Bezerra, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal São Luiz, destacou:

A importância do Mundo Cênico e da Aliança visitarem a nossa escola e fazerem doação de livros é muito grande, porque aumenta o nosso acervo bibliográfico. Esses livros vão facilitar a aprendizagem, já que temos rodas de leitura e sempre precisamos de novos autores para trabalhar com as crianças”.

O diretor Joaquim Marques, da E.E.F. Profª Maria Edilce Barbosa, reforçou: “Estamos recebendo um acervo literário voltado para a cultura africana, temática que estamos trabalhando nas escolas. Aproveitamos também o momento de revitalização da nossa biblioteca. Esse acervo será de grande valia para enriquecer as histórias trabalhadas com os alunos. É importante destacar a relevância da Aliança Energia, sempre parceira desses trabalhos sociais e educativos”.

Encontros culturais espontâneos

Durante a visita a Icapuí, o Mundo Cênico e a equipe da Aliança conheceram o projeto Retratos da Vida, que reúne idosas no espaço Cores da Vida, também patrocinado pela empresa. O grupo mineiro fez uma apresentação musical e, em retribuição, as idosas apresentaram o tradicional pastoril, manifestação cultural nordestina que combina teatro, música e dança, popularmente associada ao Natal. O encontro ocorreu de forma espontânea, fora da programação oficial.

Espetáculo “Mistérios do Urro”

O intercâmbio foi encerrado com apresentações do espetáculo “Mistérios do Urro: uma história de encantamento e cuidado com o planeta”, que acompanha Amora, uma jovem cientista em busca da origem de um misterioso urro que ecoa sem cessar.

As apresentações reuniram público expressivo. No dia 1º de setembro, a peça foi apresentada na feira coberta de Lagoa Nova (RN), com cerca de 250 pessoas presentes. Já no dia 4 de setembro, foi a vez da Praça Central de Icapuí (CE) receber o espetáculo, que reuniu cerca de 400 pessoas.

Para Bruno Costa, gestor cultural do Mundo Cênico, a experiência ficará marcada:

“O projeto se tornou ainda mais especial graças à receptividade calorosa que recebemos. Guardaremos no coração cada gesto de carinho e parceria que fizeram desse encontro um momento único”.

Já Nicácia Rebouças, presidente da Associação de Moradores de Ibicuitaba, reforçou a importância para a comunidade:

“Esse espetáculo enriquece ainda mais a nossa cultura e traz inspiração. Quero agradecer à Aliança Energia, não só por trazer esse espetáculo e essa troca de experiências, mas também por todos os projetos que apoia aqui, desde a cultura até a geração de emprego e renda. Obrigada, Aliança”.

O intercâmbio cultural está alinhado ao compromisso da Aliança Energia com a democratização do acesso à arte e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4, que busca garantir educação de qualidade para todos.

Últimas Notícias

O desfile cívico de 7 de setembro em Lagoa Nova (RN) foi marcado por diversidade …

No dia 1º de setembro, o Museu Quilombola da Macambira, patrocinado pela Aliança Energia por …

Na tarde do dia 1º de setembro, o Museu Quilombola da Macambira viveu um momento …

A Aliança Energia acaba de lançar o documentário “Caminhos do Rio Grande: monitoramento de peixes …