Mais um patrocínio da Aliança foi concretizado para a Associação de Quilombolas da Macambira, situada no município de Lagoa Nova, no Rio Grande do Norte. Agora, a comunidade está aproveitando a energizante experiência das aulas de zumba.
A Zumba, uma fusão revigorante de ginástica aeróbica e ritmos latinos, oferece uma forma divertida e eficaz de emagrecimento e tonificação muscular. Aberta a pessoas de todas as idades, gêneros e níveis de condicionamento físico, a única exigência é trazer consigo um pouco de ritmo e uma vontade de se divertir.
Além dos benefícios físicos, a dança desempenha um papel importante na socialização e no bem-estar emocional. Ao se unirem para dançar, os participantes criam laços e desfrutam de interações alegres e revigorantes, que contribuem para a saúde mental, autoestima e redução do estresse e ansiedade.
As aulas acontecem na Macambira todas as terças e quartas-feiras, das 14h às 15h, sob a orientação do professor Edivaldo Marinho. Ele destaca “a Zumba é uma dança afro que não só beneficia o corpo, mas também a mente, promovendo o bem-estar cardiovascular e reduzindo o estresse, além de regular a pressão arterial e elevar a autoestima.”
Elaine Pereira, uma das alunas, expressa sua sincera gratidão a todos da Aliança por proporcionar a oportunidade de participar dessas aulas de zumba. “Cada dia mais mulheres estão se juntando a nós. No início eram poucas, mas agora já somos muitas. A experiência da zumba tem sido maravilhosa para mim que sempre tive vontade de experimentar, e agora com essa chance, posso dizer com toda certeza de que nós estamos gostando demais. Obrigada por nos trazerem essa alegria e diversão.”
Francinilda Silva, monitora do Museu que acompanha esta atividade, destaca “que a dança não apenas beneficia a saúde, mas também proporciona diversão para mulheres que, muitas vezes, têm a rotina de ficar em casa cuidando dos filhos. Neste momento, elas estão se distraindo e interagindo mais com a comunidade. O retorno das aulas de zumba tem sido muito bom, e é gratificante acompanhar o impacto que a dança está causando na vida de cada uma delas.”
A Aliança acredita que iniciativas que promovem o cuidado e o bem-estar da comunidade são fundamentais para o desenvolvimento e a felicidade das pessoas.