Ocorreu no sábado, dia 06 de maio, a retomada das atividades do projeto social “A roda que gira no sopro do vento” na comunidade da Macambira, no município de Lagoa Nova (RN). O projeto iniciou-se como uma obrigação oriunda do PBAQ – Plano Básico Ambiental Quilombola e foi desenvolvido junto com a comunidade, justamente para levar apoio para as crianças. Com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura quilombola contribuindo com o aprendizado e socialização das crianças e adolescentes da Macambira. Buscando sempre disciplina e oportunidade para todos, hoje o projeto consegue acolher cerca de 50 pessoas.
Para o gerente de Responsabilidade Social e Comunicação, Marcelo Werly, “a continuidade do projeto reforça o compromisso da Aliança com a comunidade na medida em que promove atividades saudáveis que contribuem para inclusão social dos jovens, o fortalecimento das suas raízes tradicionais e do exercício da cidadania”.
O projeto teve início no ano de 2022 com aulas de capoeira e circo para a comunidade local e agora com o retorno em 2023 a novidade foi a substituição das aulas de circo pelas aulas de dança e música.
As aulas de capoeira são realizadas pelos professores e educadores Paulo Nero Souza Pinheiro Galvão e Gilson de França Alves e as aulas de dança e música serão conduzidas pelo professor e aluno que fazem parte dos projetos sociais, José Romário Silva da Costa (Vovô).
Por meio da dança e da música voltadas à cultura quilombola, resgatamos as raízes culturais da comunidade e um momento de efetiva participação social.
“É importante ressaltar que a nossa atuação no campo social é orientada por um conjunto de ações que visam à construção de soluções com potencial de contribuir para as comunidades vizinhas às nossas unidades”, conclui Werly, lembrando que essas são iniciativas de geração de renda, educação, cultura, esporte, desenvolvimento local, fomento ao turismo e segurança.