No dia 1º de dezembro, o Parque Botânico Aliança, em Aimorés (MG), realizou o segundo recital de violino, marcando o encerramento das atividades do projeto de musicalização 2025, patrocinado pela Aliança Energia. O evento reuniu 19 crianças e adolescentes, acompanhados de suas famílias, que celebraram um momento especial de evolução, dedicação e superação, sob a orientação da professora de música Érica Chaves.
A iniciativa promove inclusão e oportunidades, indo além do aprendizado técnico. Desperta sonhos, cria perspectivas e aproxima crianças e adolescentes do universo artístico, fundamental para sua formação integral. As aulas, oferecidas gratuitamente no contraturno escolar, estimulam o interesse pela arte e pela cultura e contribuem para o desenvolvimento pessoal e educacional dos jovens participantes.






Ester Souza Silva, aluna de violino, descreveu com emoção sua experiência no palco: “senti uma emoção muito grande e fiquei com medo de errar, mas deu tudo certo. Foi muito gratificante poder mostrar para a minha família que estou aprendendo e conseguir tocar assim. Aprendi bastante com as aulas e os ensaios e ainda tenho muito a aprender, com o tempo a gente vai evoluindo. Faço as aulas em Itueta, que são bem dinâmicas e em um ambiente tranquilo. O que eu mais gosto é aprender e tocar.”
Rodrigo Madeira, pai da aluna Sofia Madeira, relatou as transformações observadas na filha: “percebemos de forma muito nítida o desenvolvimento intelectual e social da Sofia. Ela evoluiu muito como pessoa desde as primeiras aulas. Notamos a diferença no comportamento, no empenho e no desejo constante de treinar e praticar. Isso tem sido muito bom não só para ela, mas para nós, para o nosso lar como um todo. Acreditamos muito nela e sempre incentivamos esse vínculo com a música, pois ela se identifica demais. Esse momento é muito marcante, não só em fotografias, mas na nossa memória, porque ela vai levar isso para a vida toda.”
Maria Luiza Coutinho, mãe de Laila Lima, também compartilhou sua percepção: “desde que começou as aulas de violino, vejo que a Laila evoluiu muito tanto na escola quanto em casa. Ela está mais tranquila, equilibrada e responsável. É muito prazeroso ver todos os alunos participando, porque o acesso à música hoje é fundamental; influencia os jovens a seguirem o caminho certo. A Laila se sente realizada em ir às aulas, e a emoção nos olhos dela é muito verdadeira. O violino é desafiador, exige postura, delicadeza, firmeza e persistência, e a Laila tem me surpreendido muito. Ver minha filha brilhando desse jeito é muito gratificante. Só tenho a agradecer à Aliança por essa oportunidade.”
O projeto da Aliança está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 4 e o ODS 10, que promovem educação de qualidade, inclusão e oportunidades para crianças e adolescentes.

A música tem o poder de transformar vidas. Por isso, a Aliança acredita que, ao patrocinar projetos como este, contribui para a construção de futuros mais promissores e para o desenvolvimento das comunidades onde atua.
