Entre os dias 01 e 03 de abril, foi realizada com sucesso a Semana da Integridade, uma iniciativa promovida pela área de Compliance da Aliança com o objetivo de fortalecer o entendimento e o alinhamento dos colaboradores e terceiros às diretrizes do Programa de Integridade.
Durante a semana, foram realizadas três edições do treinamento “Compliance na Prática” na sede da Aliança. Por meio de dinâmicas interativas e análise de casos reais, os participantes tiveram a oportunidade de compreender de forma clara e aplicada os principais normativos e valores que guiam as ações no cotidiano da empresa, reforçando a importância da integridade nas atividades diárias.
No dia 02 de abril, foi recebida Letícia Sugai, referência nacional em Compliance, para uma palestra especial sobre prevenção e combate ao assédio moral e sexual. A palestra foi transmitida ao vivo para todas as unidades e contou com a abertura do Diretor Administrativo e Financeiro, Paulo de Tarso Alexandria Cruz, que destacou o papel fundamental da integridade como um valor inegociável para a empresa.








O Gerente Administrativo e de S&S, Matheus Moura Costa Duarte, participou dos treinamentos e ressaltou que: “Zelar pela integridade também é cuidar da saúde mental dos nossos profissionais. A NR-01 reforça que um ambiente de trabalho seguro vai além dos aspectos físicos — ele inclui respeito e escuta ativa. A Semana da Integridade nos lembra de que a cultura de segurança e ética deve caminhar sempre lado a lado”.
Sandro Magno de Figueiredo Horta, Gerente de Usinas, também esteve presente nos treinamentos e reforçou o papel dos gestores na construção de uma cultura de respeito e empatia: “A integridade é parte do nosso dia a dia nas usinas. Liderar com exemplo, agir com justiça e incentivar o diálogo transparente são atitudes que fortalecem não apenas a segurança operacional, mas também a confiança entre os times.”
E as ações continuam em 2025: o treinamento “Compliance na Prática” será levado às usinas ao longo do ano, garantindo que todos os colaboradores tenham acesso ao conteúdo e possam vivenciar, no dia a dia, os pilares do Programa de Integridade.
Para complementar as reflexões da Semana da Integridade, confira a explicação da especialista Letícia Sugai sobre como reconhecer situações que podem configurar assédio moral. Ela destaca três elementos para identificar casos de assédio moral no ambiente corporativo:
- Frequência: o assédio não é uma conduta isolada, mas sim um comportamento repetido ao longo do tempo, com um padrão de repetição.
- Direcionamento: o assédio é uma conduta direcionada, ou seja, é voltado para uma pessoa específica ou um grupo determinado de indivíduos.
- Intenção de prejudicar: o assédio tem como objetivo causar dano à vítima, seja de forma física ou psicológica.
Letícia também ressalta que, “enquanto brincadeiras no ambiente de trabalho podem ser positivas, é importante que todas as partes envolvidas estejam de acordo. Se, de alguma forma, essas brincadeiras ferirem a integridade de alguém, isso pode ser um indicativo de que há um problema, e é importante que a situação seja tratada adequadamente, utilizando os canais de denúncia disponíveis.
A Aliança reforçou que a integridade é construída por cada um. Que o aprendizado da semana continue a refletir nas atitudes diárias de todos.