A Aliança Energia inicia campanha nas rádios de Icapuí (CE), conscientizando a população sobre os riscos causados pelas queimadas e a necessidade de atuação conjunta para evitar incêndios florestais na Caatinga. Com duração de quatro meses, a campanha será finalizada em novembro, com a chegada do período chuvoso.
O objetivo da sensibilização é reduzir a ocorrência de incêndios florestais na Caatinga, bioma predominante na região onde operamos o Complexo Eólico Santo Inácio, buscando a participação da comunidade conscientizada sobre os problemas causados pelas queimadas. Além de ser crime, essa prática coloca em risco a vida de espécies animais e vegetais, empobrece o solo, prejudica a saúde das pessoas e a distribuição de energia para casas, escolas e hospitais. “E esses assuntos são tratados nos materiais de divulgação nas rádios”, completa Rômulo Fonseca da Silva, analista de Meio Ambiente da Aliança.
No período de seca, o uso de fogo para a queima de lixo e capim é frequente na região de Icapuí, apesar de muito perigoso. “Com os fortes ventos, as chamas se propagam rapidamente e se transformam em incêndios florestais”, explica Rômulo. Por isso, em 2021 a campanha anual de combate a incêndios foi antecipada.
As divulgações contam com o apoio da Polícia Militar e dos Bombeiros, que enfatizam: por menores que sejam, as queimadas podem se transformar em incêndios de grandes proporções. Evitar e denunciar é uma tarefa de todos.
Confira a seguir os áudios da campanha: