Ser voluntário é uma das tarefas mais difíceis de se executar, e ao mesmo tempo uma das mais prazerosas levando à satisfação pessoal e senso de realização. Portanto, o dia 28 de agosto é motivo de comemorações, é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. A data foi instituída pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Desde então, tornou-se um dia especial ao reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.
O Programa Aliança Voluntária visa estimular o engajamento dos empregados em uma iniciativa de transformação social. Um movimento de pessoas que dedicam recursos e sua própria energia para gerar grandes mudanças.
Um mutirão de solidariedade: assim foi marcado o “Aliança Voluntária Day”, uma ação em comemoração ao Dia do Voluntariado que aconteceu no último sábado, dia 26/08, de forma simultânea em todas as localidades onde a empresa possui empreendimento.
Na oportunidade cerca de 150 voluntários (colaboradores próprios, terceiros e familiares) participaram das ações como: visita a asilo, arrecadação de brinquedos, livros, alimento, material de limpeza e higiene, revitalização de praças e hortas comunitárias, benfeitorias e reformas como pintura de muros e áreas externas, além de apresentações culturais. As ações foram escolhidas de acordo com as necessidades de cada unidade:
Unidade | Ação/Atividade |
Equipe Acauã/RN | Arrecadação de brinquedos e alimentos, gincanas educativas, palestras sobre voluntariado e um sanfoneiro para animar o momento. |
Equipe Funil/MG | Distribuição de cestas básica para o Núcleo Assistencial Casa do Vovô e Associação Filhos do ritmo de Lavras. |
Equipe Icapuí/CE | Entrega de livros literários e jogos pedagógicos para a biblioteca comunitária Arca das Letras e distribuição de bolas de futebol e materiais esportivos para crianças e jovens de Melancias (jogo entre CESI x comunidade). |
Equipe Sede/BH | Asilo Lar Dona Paula. Revitalização/pintura da área da horta e parede externa, realização de um bingo com um café tarde especial e distribuição de kits de higiene. |
Equipe Aimorés/MG | Asilo em Baixo Guandu/ES. Arrecadação e doação de fraldas geriátricas e itens de higiene pessoal: sabonete, hidratante, desodorante, talco e prestorbarba. |
Todo o trabalho só foi possível graças à dedicação dos voluntários que organizaram toda a campanha e mobilizaram colegas e familiares a participarem. Não há dúvidas que o voluntariado “nos une” e que o Aliança Voluntária Day marcou a vida dos empregados e de toda comunidade beneficiada, comemora a coordenadora de Relacionamento com Comunidades da Aliança, Joseane Debortoli.
Para a Aliança o voluntariado é um caminho certo para a realização pessoal, afinal, naquele momento a alegria dos outros se torna a nossa alegria.
Confira abaixo os depoimentos e as fotos das ações em cada região:
Equipe Acauã (RH)
Segundo a analista de Meio Ambiente da Aliança, Andrezza Bezzera da equipe Acauã, “fiquei muito feliz com o Aliança Voluntária Day desde o seu lançamento pois considero o voluntariado muito importante. Já desenvolvo ações congêneres e saber que a Aliança promove e incentiva essa prática entre seus colaboradores a torna uma empresa muito mais admirável. Foi uma manhã divertida ao som de uma boa música regional, e uma troca positiva de emoções e risadas junto aos moradores do assentamento Acauã, principalmente as crianças que estiveram presentes e participaram das brincadeiras. Foi uma experiência gratificante e que só foi possível com o engajamento de todos os voluntários que tornaram esse momento muito especial”.
Para Marilia, que é representante do Assentamento de Acauã “o evento foi uma maravilha, divertido para adultos e crianças e teve brindes e lanche. Foi uma ação voluntária da empresa Aliança Energia que está de parabéns por fazer isso para nossa comunidade. Foi ótimo sair da rotina, dançar um forrozinho, foi muito bonito. Nossa gratidão por todos que fizeram parte dessa ação, por se importar com nossa comunidade, espero que venham mais e mais”, finaliza.
Equipe Funil (MG)
A analista de Relacionamento com Comunidades da Aliança, Renata Oliveira, da equipe de Funil, comentou que participar da Aliança Voluntária Day “foi de muita emoção, companheirismo, união e empatia por todos nós da Usina de Funil, desde os terceiros fixos, voluntários externos e funcionários próprios da empresa. Aqui na unidade, sempre nos empenhamos em ajudar quem precisa com dedicação, comprometimento e através do Programa Aliança Voluntária Day nos sentimos mais fortalecidos, unidos e percebemos em cada doação a magia que as ações trouxeram ao coração de cada um de nós. Valeu demais Aliança Energia por permitir que as ações sociais fossem realizadas em todas as unidades deixando-nos ainda mais motivados em ajudar quem precisa de acolhimento”.
Agradecemos a parceria, preocupação, cuidados e empatia com nossos idosos. O Núcleo Assistencial Casa do Vovô agradece imensamente e deixo uma frase que usamos aqui na Casa. “Ajudar o próximo pode parecer algo pequeno, mas geram grandes frutos na vida de quem foram auxiliados”. Gratidão por tudo e que sejam multiplicadores da bondade, agradece Erlon.
“Conforme Viviane coordenadora Casa do vovô, “foi um dia muito especial para nós poder receber vocês, isso é muito importante. Quando a empresa se mobiliza e vê a necessidade dos outros e do município, isso revela uma empresa que faz uma boa ação social e que se importa mesmo com as pessoas e com todos os envolvidos. A parte social é muito importante para nós, precisamos mesmo da ajuda, não conseguimos fazer sozinhos, é união, uma cooperação. Precisamos estar de mãos dadas. Então é muito bonito esse trabalho de vocês e temos muito que agradecer em especial por esse momento lindo que a empresa está fazendo pelos nossos vovôs e vovós agradecemos em nome deles todos”.
Diego Carvalho da Associação filhos do Ritmo agradeceu e destacou “a Aliança pelo apoio e carinho com o projeto. A confiança que tiveram quando assistiram nossa primeira apresentação na Comunidade do Funil. Hoje o projeto não é só percussão está com várias oficinas e esperamos estreitar ainda mais essa parceira e poder de alguma maneira retribuir todo esse carinho com a Associação Filhos do Ritmo. Nosso muito obrigado”.
Equipe Icapuí (CE)
Conforme Maria Argélia, que é Analista Administrativo do CESI “poder fazer a diferença na vida de alguém é muito gratificante, precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo e ações como essas nos proporcionam a sermos agentes de transformação! Os projetos que foram beneficiados em Icapuí, são projetos transformadores de vida, o esporte e a educação sempre são um caminho de mudança positiva para os jovens. A alegria dos jovens e crianças ao receberem as doações, ficarão guardadas para sempre em minha memória! Agradeço a todos os que proporcionaram para esse momento acontecer (a união de todos foi fundamental), bem como agradeço também a Aliança Energia, por proporcionar um ambiente que incentiva a empatia e a inclusão para com as comunidades ao seu entorno.”
Ana Beatriz, a jovem que coordena voluntariamente a Biblioteca Arca da Letras “ficamos muito feliz com o que a Aliança Voluntária fez pelo nosso projeto, pois até então não tínhamos apoio de ninguém a não ser dos pais. São ao todo 25 a 30 crianças que vem diariamente para nossa biblioteca, e poder contar com a aliança é um prazer enorme. Queria agradecer em nome de toda a biblioteca por ter nos proporcionado esse momento. Muito obrigada”.
Equipe Sede (BH)
De acordo com a Patrícia Xavier, coordenadora de Planejamento e Gerenciamento de Projetos da Aliança, “o sábado foi um dia especial e cheio de significado. Em poucas horas foi possível transformar o ambiente da área de convivência do Lar Dona Paula, foi extremamente gratificante perceber o olhar de alegria e ouvir os comentários das idosas sobre a beleza que trouxemos ao lugar. Acredito que, juntos, criamos algo que será duradouro no dia a dia destas idosas, e que trará beleza e leveza sempre que elas passearem pela horta. O lanche, o bingo e os momentos de interação com elas foram ainda mais gratificantes que a pintura em si, o compartilhamento deste momento com os maridos, esposas, filhos e amigos me fazem acreditar que estamos contribuindo para construir uma sociedade mais solidária e inclusiva, e que ao compartilhar estes momentos estamos nos tornando exemplo para que o cuidado se repita. Como líder da equipe de BH, gostaria de agradecer imensamente a cada um que se voluntariou e doou recurso e seu sábado para que conseguíssemos realizar esta ação”, finaliza Patricia.
Magda d’Ávila Nunes, Assistente Social do Lar Dona Paula, comenta “que o que aconteceu foi uma ação que há muito tempo a gente não via e para as idosas foi um momento esplêndido, porque elas puderam participar da ação, e para elas esse momento com outras pessoas é muito conformo, pois assim elas percebem que estão incluídas na sociedade, que as pessoas se preocupam com elas e cm a qualidade de vidas dela na instituição. Colorindo o Lar agradou a todas, elas adoraram esse momento. Eu agradeço a todo momento, ficou lindo, está tudo alegre. A atividade do bingo com as idosas e a equipe da Aliança foi muito. Muito obrigada, começamos a dar as primeiras pinceladas, valeu”. comemora Magda.
Equipe Aimorés (MG)
De acordo com a técnica de enfermagem Vânia Custódio, do Asilo de Baixo Guandu/ ES que recebeu a equipe de Aimorés “essa visita trás sempre alegria para eles é um motivo para não se sentirem só, eles ficam muito sozinhos e quando recebem esse grupo de pessoas é um momento em que se sentem bem, é uma energia muito boa para eles e para a gente também” destaca Vânia.
A atuação da Aliança no campo social é orientada por um conjunto de ações que visam a construção de soluções com potencial de contribuir para as comunidades vizinhas às nossas unidades. Inclui iniciativas de geração de renda, educação, cultura, esporte, desenvolvimento local, fomento ao turismo e segurança.
Juntos podemos transformar vidas!