Hoje, dia 26 de abril, é o Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial, popularmente chamada como pressão alta, a doença é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
Como forma de conscientizar sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença, compartilhamos a história da Renata Mercês de Oliveira, também conhecida como “Tia Rê”, analista de Relacionamento com a Comunidade na UHE Funil, que aos 14 anos recebeu o diagnóstico da doença.
Renata tem histórico familiar de hipertensão arterial e nos primeiros anos após receber o diagnóstico, sua rotina seguiu bem complicada, pois, além da ansiedade, não entendia as dores e sinais que estavam relacionados à doença e tudo era preocupante. Quando chegavam as comemorações em família então, com os encontros sempre em volta da mesa e muita fartura de comidas que fugiam da dieta do hipertenso, o diagnóstico pesava e a ansiedade aumentava.
Mas, segundo Renata, tudo na vida é questão de equilíbrio. “A orientação médica para esses casos é baseada no uso de medicação para o controle da pressão, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Mas eu precisava ir além. Precisava controlar a tal ansiedade que influenciava negativamente no resultado do meu tratamento, sendo necessário o uso de quatro medicações diferentes para o controle da minha pressão. Foi aí que recorri a terapia com a ajuda da Rizia Corrêa, uma excelente profissional e que sou muito grata, que introduziu técnicas de autoconhecimento no meu tratamento, como a acupuntura, massagens terapêuticas e a meditação, contribuindo para o controle da minha ansiedade que sempre foi intensa e hoje totalmente controlada. Essas técnicas foram essenciais para eu chegar aonde cheguei, eliminando consideravelmente a quantidade de fármacos do tratamento, permitindo o controle da minha pressão arterial usando apenas uma medicação de uso contínuo, numa dose bem baixa”, conta Renata.
“Hoje com a atividade física moderada e de baixo impacto, o uso da medicação, as práticas de autoconhecimento e o controle emocional, consigo ter uma vida mais tranquila trazendo a meditação para o meu dia a dia, mantenho o equilíbrio entre corpo, mente, espírito e uma pressão controlada. A foto abaixo representa um reconhecimento do quanto a meditação feita através da água, em especial, me faz bem. Tudo que remete a água me acalma.” Renata Mercês