A Usina Hidrelétrica de Igarapava comemorou no início de novembro deste ano 5000 dias sem acidentes com afastamento. A UHE está localizada no Rio Grande, entre os municípios de Igarapava e Rifaina no estado de São Paulo, e Conquista e Sacramento em Minas Gerais. Inaugurada em 18 de dezembro de 1998, a usina representa um marco significativo para a geração de energia no Brasil, sendo um dos primeiros empreendimentos em consórcio no país.
A usina é composta por 5 unidades geradoras com capacidade instalada total de 210 MW, utilizando grupos turbogeradores do tipo “Bulbo” de grande porte, uma inovação pioneira no Brasil. Essa tecnologia foi desenvolvida para tornar técnica e economicamente viável o aproveitamento de baixas quedas na geração de energia elétrica.
O consórcio responsável pela usina demonstra um forte compromisso com a geração compartilhada de valores sociais, ambientais e econômicos. Os pilares da sustentabilidade incluem:
a) Valores sociais: respeito, valorização e compromisso com o desenvolvimento de todos os públicos envolvidos;
b) Valores ambientais: compromisso com a manutenção de níveis sustentáveis de utilização dos recursos naturais, tanto no presente quanto no futuro;
c) Valores econômicos: compromisso com a agregação de valor para as consorciadas, buscando benefícios econômicos de forma sustentável;
d) Em palavras: união, transparência, integridade e ética, sustentabilidade, equilíbrio e a vida em primeiro lugar.
Destaca-se o comprometimento com a segurança e a saúde dos trabalhadores, evidenciado pelo fato de uma usina ter atingido 5.000 dias sem acidentes com afastamento. O último acidente com afastamento ocorreu em fevereiro de 2010, em meio a reformas nas unidades geradoras. Desde então, transformações foram inovadoras, incluindo uma gestão firme na operação e manutenção da usina, bem como a ênfase na saúde e segurança em todas as etapas, desde a celebração de contratos até a seleção de fornecedores.
Segundo o gerente da UHE Igarapava, Claúdio Silva “o desenvolvimento dos colaboradores na percepção de riscos e o cuidado mútuo são fatores importantes, indicando uma abordagem abrangente para garantir a segurança no trabalho como um valor inegociável. Essa atenção à segurança não apenas protege os trabalhadores, mas também contribui para a eficiência operacional e para a imagem positiva do empreendimento”.