A Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, localizada na Bacia do Rio Doce, entre os municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado (MG), realiza no dia 10 de outubro, o teste do sistema de sirenes instaladas em seis estações remotas nessas duas cidades. A ação faz parte da rotina prevista no Plano de Ação de Emergência (PAE) e tem o objetivo de garantir que os sistemas de alerta e comunicação sonora estejam em pleno funcionamento em caso de necessidade.
Os testes ocorrerão a partir das 10h com o acionamento das sirenes simultaneamente. Cada toque terá duração de alguns segundos, seguindo o mesmo padrão de testes anteriores, com mensagens de voz e som musical.
“O teste sonoro tem como objetivo verificar o pleno funcionamento e a confiabilidade do sistema de acionamento. Esses testes são fundamentais para assegurar que, em uma situação real de emergência, as sirenes possam ser acionadas de forma rápida e eficiente, garantindo a segurança das comunidades situadas a jusante da barragem. A realização periódica desses testes reforça o compromisso da Aliança com a prevenção, a transparência e a segurança das pessoas e do meio ambiente”, explica o coordenador da usina, Eduardo Pinheiro Coelho.
Importante destacar que a barragem da UHE Risoleta Neves segue estável e segura, sendo classificada como de baixo risco e suas estruturas atendem plenamente aos fatores de segurança, conforme relatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os grupos de trabalho deste tema em cada localidade – compostos por representantes dos órgãos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia – seguem com a rotina de acompanhamento e irão monitorar e supervisionar essas ações preventivas.
Desde a retomada das atividades da UHE Risoleta Neves, em 2023, a usina mantém uma agenda contínua de monitoramento, inspeção e testes preventivos, em alinhamento com os padrões de segurança operacional do setor elétrico e a legislação vigente.