Vestígios arqueológicos são enviados à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

image

Antes de serem iniciadas as obras de uma linha de transmissão, a empresa responsável pelo empreendimento precisa identificar a existência ou não de sítios arqueológicos no traçado do empreendimento.

Na Linha de Transmissão 230 kV SE Acauã – SE Lagoa Nova, o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico identificou 9 sítios arqueológicos e, por meio do trabalho da empresa Geoconsult Soluções Ambientais, realizou o salvamento dos vestígios encontrados.

O principal objetivo desta etapa foi identificar, registrar e analisar a cultura material produzida pelos grupos humanos que habitaram a região da Serra de Santana. Os sítios identificados correspondem a locais com evidências da permanência de grupos ancestrais aos indígenas conhecidos como os tarairiú e potiguaras. Foram encontrados ainda vestígios dos grupos formadores da sociedade contemporânea, como africanos e europeus.

As peças coletadas foram higienizadas, catalogadas e analisadas. O acervo formado foi enviado ao laboratório de arqueologia “O homem potiguar” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Mossoró. O acervo será armazenado na instituição por tempo indefinido e ficará à disposição para estudos mais aprofundados.

Colaboração: Geoconsult Soluções Ambientais

Últimas Notícias

A Aliança Energia divulgou o vídeo institucional do Portfólio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI …

No mês de outubro, foi iniciado o Projeto de Bovinocultura, com o apoio da Aliança …

A Aliança Energia foi destaque na série especial COP30 – Nordeste Sustentável, exibido pela Inter …

Entre os dias 29 e 31 de outubro, o Museu Quilombola da Macambira, localizado em …